A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baixou a porta de um restaurante popular por graves questões de higiene e segurança alimentar, ou seja, foi pela constatação de falta de limpeza do estabelecimento, sua cozinha em principal, além da presença de insetos transmissores de doenças, como as baratas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa usou seu poder de autoridade e, ao verificar as condições do restaurante, imediatamente baixou as portas do local. O fato aconteceu em 07 de dezembro de 2023, onde uma ação fiscal em conjunto com a Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor (Decc) e a Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, tomaram a atitude.
Alimentos sem refrigeração e armazenados em condições precárias, sujeira e baratas em restaurante (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
LEIA TAMBÉM!
A Anvisa em ação com estes outros órgãos fiscais, lacraram o restaurante chamado de ‘Parmê do Norte Shopping’, localizado no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro. A fiscalização encontrou alimentos vencidos e sem a refrigeração adequada, fatos que colocam em risco a saúde e vida do consumidor.
+Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de frango, carne e queijo de mercados
Segundo a CNN Brasil, foram encontrados mais de 100 kg de alimentos impróprios para consumo no referido restaurante, dentre eles, frios, molhos, carnes, camarão e linguiça. De acordo com a reportagem, todos estes alimentos estavam armazenados em condições precárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Restaurante de shopping carioca foi lacrado pela Anvisa e levou gerente à prisão (Foto: Reprodução/ Internet)
A Vigilância Sanitária ainda se deparou com falta de higiene no estabelecimento, dentre eles, acúmulo de água suja, pisos sujos, presença de baratas e equipamentos engordurados. O gerente do restaurante foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo. Esse tipo de crime tem pena que varia de 2 a 5 anos de reclusão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a CNN Brasil, naquela ocasião, informou que o restaurante ficaria lacrado até que as normas sanitárias fossem regularizadas. O estabelecimento provavelmente seguiu as regras da Anvisa pois hoje funciona normalmente. Inclusive, o espaço segue aberto para o outro lado da história e versão dos fatos para esclarecimentos.
Vigilância Sanitária interdita restaurante por nojeira (Foto: Reprodução/ Internet)
+ESPERTOS! Toyota passa a perna nos RIVAIS e lança novo CARRO POPULAR de apenas R$ 50 MIL
Quais são as regras básicas dentro um restaurante?
Algumas normas são imprescindíveis dentro de um restaurante, dentre elas: Uniforme dos funcionários devem estar sempre em perfeitas condições; Os cabelos dos funcionáris devem estar sempre presos com redes ou toucas;
Homens devem evitar de usar barba; É proibido o uso de brincos, pulseiras e anéis; Alimentos não devem ser manipulados caso haja algum corte ou ferimento nas mãos; Exames periódicos devem ser realizados.