Substância fatal: A Anvisa decretou retirada de 1 marca popular de carne dos mercados

04/05/2024 às 13h27

Por: Diego Laureano
Anvisa e marca de carne (Foto: Reprodução / Canva / Montagem HoraDoBenefício)
Anvisa e marca de carne (Foto: Reprodução / Canva / Montagem HoraDoBenefício)

A Anvisa decretou retirada de 1 marca popular de carne dos mercados

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa decretou a retirada de 1 marca popular de carne dos mercados por conter uma substância fatal. O caso ocorreu em junho de 2023, mas o alerta é primordial.

O comunicado causa espanto, afinal a carne é uma mistura que não pode faltar na despensa da maioria dos brasileiros.

SAIBA MAIS! Pagamento liberado e mais R$ 250 extra: Beneficiários do Bolsa Família soltam fogos com 2 viradas

Inclusive, a carne vermelha pode ser considerada um alimento completo, pois fornece gorduras, proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a produção de energia, para a produção de novos tecidos orgânicos e para a regulação dos processos fisiológicos.

Sendo assim, a Anvisa informou através da Resolução-RE nº 2.037, de 6 de junho de 2023, a qual proibiu a distribuição, comercialização e uso dos lotes: 12009010223, 12018060223, 12018130223, 12034060223, 12034130223, 12039130223 do Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos, da empresa Frigoestrela.

LEIA TAMBÉM:

Informando ainda que a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao produto ter contaminação microbiológica nos lotes já citados, que foram fabricados nas datas de 01/02/2023, 06/02/2023 e 13/02/2023 de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução / MegaG Alimentos)

Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, da marca Estrela Alimentos (Foto Reprodução / MegaG Alimentos)

A substância fatal citada é caracterizada pela presença de vírus, leveduras, fungos, bactérias e parasitas. Por se tratar de um recolhimento voluntário, já mostra que a empresa possui valores e se preocupa com os seus consumidores.

Porém, por isso os mesmos são aconselhados a verificarem os seus produtos e a seguirem as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde para garantirem sua segurança alimentar.

A empresa Frigoestrela segue em atividade e por se tratar de um caso isolado, onde os lotes já foram identificados e tirados de circulação. A marca está comercializando normalmente o Hambúrguer Congelado de Carne Bovina, marca Estrela Alimentos.

Apesar de ter sido um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa faz alerta sobre lote de hambúrguer (Foto: Reprodução / Frios sem Limite / Gov)

Anvisa faz alerta sobre lote de hambúrguer (Foto: Reprodução / Frios sem Limite / Gov)

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Anvisa retira do mercado marcas famosas após descumprimento de regras (Imagem Reprodução Internet)

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.