A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) sempre fica em alerta quando encontra algum produto que não seguiu as recomendações sanitárias e que podem causar mal à população
Por motivo de substância fatal e risco de morte, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) decretou a retirada de 2 marcas populares de macarrão e leite às pressas dos supermercados. A medida foi provocada para impedir que o consumidor final acabe sendo impactando pelos erros contidos nos lotes contaminados.
Por ser ingredientes bastante utilizados nos lares brasileiros como o macarrão e o leite, esse anúncio causou espanto e hoje iremos dar mais detalhes e relatar como estão os produtos atualmente. Apesar das notícias serem de 2022 e 2023, o alerta de medida cautelar dos produtos aos lotes citados seguem vigentes atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal G1, a marca Keishi, fabricada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, acabou sendo barrada por determinação da autarquia. Na época, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish) um recall de produtos, constatando propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
De acordo com a Anvisa, a medida foi necessária após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas. O propilenoglicol adulterado foi usado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais.
Outro ponto a ser mencionado é que, além do recolhimento imediato, foi solicitado que a empresa de macarrão emitisse um alerta aos consumidores sobre o risco dos produtos por causa da substância fatal, que poderia levar até a morte. A marca, para quem não sabe, é responsável por vários tipos de massas orientais, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza, por exemplo.
LEIA TAMBÉM!
Marca amada de macarrão é arrancada das prateleiras por determinação da Anvisa (Foto: Reprodução / Site da Marca)
O QUE DIZ A EMPRESA?
De acordo com informações do portal CNN Brasil, após ser obrigada a recolher seus produtos das prateleiras dos supermercados a empresa de macarrão, Keishi se manifestou através de uma nota emitida na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos”, iniciou. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada. “Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado”, diz um trecho da nota.
Atualmente os produtos voltaram a ser comercializados normalmente, mesmo porque, os itens proibidos foram apenas dos lotes mencionados ao longo dessa matéria. Portanto, a marca segue produzindo os seus produtos normalmente, inclusive em seu site oficial, ainda segue o comunicado atípico sobre o produto barrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A famosa marca de macarrão Keishi foi proibida nos mercados (Foto: Reprodução / Site da Marca)
QUAL MARCA DE LEITE FOI RETIRADA DOS SUPERMERCADOS PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Outro produto popular que teve a suspensão pela autarquia foi da empresa Natville de acordo com informações do portal Gov da Anvisa. O órgão fiscalizador suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos seguintes produtos da marca de leite, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda:
- Leite UHT integral;
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg)”, disse a nota, que explicou o motivo através do decreto pela Resolução-RE Nº 2.146, de 15 de junho de 2023;
Motivada pela inspeção feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi identificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, sem a devida autorização do Ministério.
Nos rótulos dos produtos consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda. Também foi confirmado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.
Anvisa suspende vendas de leite da marca Natville (Foto: Reprodução / Site da oficial)
O QUE DIZ A MARCA DE LEITE?
É crucial que os brasileiros também fiscalizem a data de validade dos produtos e sempre consultem se alguma marca está proibida de ser comercializada por motivos de saúde. Com mais de 25 anos de uma história de sucesso, a Natville é referência em seu segmento e sempre transparente, a mesma emitiu um comunicado em seu site oficial esclarecendo o ocorrido e pontuando que se tratou de um caso isolado.
Desse modo, a própria empresa fez o recolhimento voluntário desses produtos e atualmente segue produzindo e comercializando normalmente os mesmos. Veja o comunicado abaixo:
Nota da Natville (Foto: Reprodução / Site oficial)
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Fachada da Anvisa (Foto: Sérgio Lima / Poder360)