PUBLICIDADE

ALERTA

Intoxicação e bactéria fatal: A proibição da Anvisa contra 2 marcas populares de carne e salgadinho

30/06/2024 às 10:00

Fachada da Anvisa e carne e salgadinho retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)
Fachada da Anvisa e carne e salgadinho retirados dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)

Intoxicação e bactéria fatal foram responsáveis pela proibição de 2 marcas populares

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) é responsável por proteger os consumidores de empresas que descumpram as recomendações sanitárias, colocando a vida da população em risco. Sendo assim, 2 marcas populares de carne e salgadinho foram barradas pelo órgão fiscalizador.

Em maio de 2023 e fevereiro de 2024, 2 marcas de carne e salgadinho foram barradas pela Vigilância Sanitária. Para quem não sabe, a carne é uma das misturas queridinhas dos brasileiros. Já o salgadinho se enquadra nas guloseimas e passatempo que está no imaginário do brasileiro. Por isso, o anúncio do órgão causou espanto nesses 2 produtos populares.

SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado

Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 16 de maio de 2023, 2 lotes (5756062 e 5756104) do famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, acabaram sendo arrancados dos mercados.

De acordo com as informações, os lotes estavam sem advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de derivados de leite e lactose. Para pessoas alérgicas a esses ingredientes, haveria um risco fatal de intoxicação ou, em casos mais graves, até mesmo a internação hospitalar.

Veja também

Dessa forma, os 2 lotes foram barrados como medida cautelar. A proibição foi feita através da Resolução-RE sob Nº 1.713 considerando o recolhimento voluntário da empresa Pepsico do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos LTDA.

Popcorners White Cheddar (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Popcorners White Cheddar (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Dessa forma, mostra que a empresa se preocupa com os clientes, pois ela mesma identificou o equívoco e acionou o órgão fiscalizador. No Brasil, desde 1953, a PepsiCo se expandiu acompanhando o desenvolvimento do próprio país.

Atualmente conta com mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição e 09 fábricas espalhadas pelo Brasil. Por se tratar de um caso isolado, a empresa segue comercializando normalmente o famoso Salgadinho de Milho com Queijo, da marca Popcorners White Cheddar, além dos demais produtos.

Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Blog post image
 Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

QUAL MARCA POPULAR DE CARNE FOI PROIBIDA PELA ANVISA?

A medida da carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.

Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024. O recolhimento foi devido à detecção da bactéria fatal Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.

Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

Anvisa proibiu Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)
Anvisa proibiu Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

A suspensão foi feita através da Resolução Nº 587, de 09 de fevereiro de 2024, na qual foi suspensa a comercialização, distribuição e uso do lote citado acima do produto Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim, da marca Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira LTDA de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular e também escancara o compromisso da mesma com os consumidores.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

A Anvisa, um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.

Sede da Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

 

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite