A Anvisa decretou a retirada de 2 marcas de azeite e chocolate

CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 2 marcas de azeite e chocolate de mercados

12/05/2024 às 9h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa e chocolate e azeite barrados de mercados (Foto: Reprodução / Canva)

Decreto da Anvisa contra 2 marcas populares

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa decretou a retirada de 2 marcas de azeite e chocolate de mercados por  conter substância fatal em sua fabricação.

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, que melhoram nossa saúde. Ele possui também entre 3 a 5 vezes mais gorduras monoinsaturadas que muitos alimentos ricos em vitaminas e gorduras monoinsaturadas, tais como amendoim, abacate e a própria soja, que beneficiam várias condições de saúde, inclusive no tratamento de doenças cardíacas e diabetes.

SAIBA MAIS! AJUSTES no Bolsa Família de MAIO podem alterar seu pagamento: Faça o cálculo

O chocolate também é benéfico à saúde por causa de suas propriedades antioxidantes. Em resumo, essas substâncias ajudam a proteger as células contra radicais livres, cujo excesso está associado a uma série de doenças.

Sendo assim, o azeite e o chocolate são produtos populares e um decreto de proibição feito pelo órgão fiscalizador causou espanto. Esse aviso ocorreu em setembro de 2023 (chocolate) e março de 2024 (azeite).

LEIA TAMBÉM:

No dia 11 de setembro de 2023 de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa interditou cautelarmente o lote n.º 210323 do Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.

Conforme foi destacado, o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio foi o que originou a retirada completa do lote do produto nos mercados, para a proteção e segurança completa de todos os consumidores.

Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A exposição crônica a substância fatal (cádmio), provoca toxicidade nos rins ‘enos ossos’. A exposição crônica também pode estar associada ao câncer de pulmão e ao enfisema de acordo com informações do portal Medicina Net.

A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório conforme Laudo de Análise Fiscal nº 1111.1P.0/2023, conclusivo, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

Também por se tratar um caso isolado, a marca de chocolate bastante querida pelos brasileiros voltou a ser comercializada normalmente, pois seguiu as recomendações impostas pela Anvisa.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

QUAL MARCA DE AZEITE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi publicado um comunicado com a suspensão de lote do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA.

A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.062, de 15 de março de 2024, a qual suspendeu a comercialização e determinou o recolhimento do lote nº 19227 095 produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.

Sobre o motivo que levou a proibição, foi por causa do resultado insatisfatório no ensaio de determinação do índice de refração e do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.

Ocorre que algumas contaminações químicas podem ser prejudiciais e até matar dependendo da quantidade ingerida, por isso a marca de Azeite foi barrada.

Acontece que por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado acima foi proibido de ser comercializado, onde a empresa segue normalmente com as vendas de seus produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Azeites proibidos pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

Azeite foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Anvisa retirou do mercado marca de arroz (Imagem Reprodução Internet)

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.