Decreto da Anvisa contra marca popular de macarrão causou espanto
O fato é que uma famosa marca de macarrão foi surpreendida com a proibição da venda de um alimento que estava com perigo de intoxicação. A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) entrou em cena determinando que o produto fosse retirado dos supermercados.
Tudo aconteceu em 2022, mas é sempre bom ficar atento com as recomendações e as medidas cautelares impostas pela Anvisa, afinal tudo é em prol da saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o levantamento do portal CNN Brasil, 44,5% dos brasileiros consomem massas semanalmente. O macarrão está em 98,8% dos lares, de acordo com o presidente executivo da Abimapi, Claudio Zanão.
Sendo assim causou espanto a determinação da Anvisa contra uma marca famosa de macarrão. Trata-se da Keishi, fabricada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, que acabou sendo barrada, segundo informações do portal G1.
Na época, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish) um recall de produtos, constatando propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
LEIA TAMBÉM!
Segundo a Anvisa, a medida aconteceu após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas.
O propilenoglicol adulterado foi usado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais. Outro ponto a ser destacado é que, além do recolhimento imediato, foi determinado que a empresa de macarrão emitisse um alerta aos consumidores sobre o risco dos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca, para quem não sabe, é responsável por vários tipos de massas orientais, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza, por exemplo.
Marca amada de macarrão é arrancada das prateleiras por determinação da Anvisa (Foto: Reprodução / Site da Marca)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DISSE A EMPRESA?
Através de uma nota divulgada em setembro de 2022, a Keishi relatou que sempre manteve o cuidado com o controle rigoroso da qualidade de seus produtos.
“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada. Este lote corresponde a pouco mais de 1% do total dos produtos fabricados e vendidos pela Keishi no período”, destacou a nota.
Em outro trecho do comunicado, a marca barrada pela Anvisa esclareceu que tomou as medidas necessárias para continuar em operação.
“A Keishi esclarece que a ação da Anvisa é preventiva e pontual e não houve nenhuma ordem para paralisar as atividades ou interditar a fábrica”, declarou a empresa em sua nota oficial.
Os lotes de massa da Keishi, fabricante de macarrão japonês, produzidos entre 25 de julho e 24 de agosto de 2022 que foram recolhidos. Por se tratar de um caso isolado, a marca segue comercializando normalmente os seus produtos e no comunicado pediu desculpas aos clientes, firmando o eu compromisso com os consumidores.
A famosa marca de macarrão Keishi foi proibida nos mercados (Foto: Reprodução / Site da Marca)
QUAL É O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.
Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.