Anvisa proíbe carne n°1 das donas de casa e frango rival Perdigão

ALERTA

Substância fatal: Anvisa faz proibição contra carne n°1 das donas de casa e marca de frango rival da Perdigão

27/07/2024 às 11h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Fachada da Anvisa, frango e carne no supermercados e logo da Perdigão (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

A Anvisa é o órgão responsável por fiscalizar os produtos que chegam nos lares dos brasileiros, identificando se os mesmos estão seguindo os padrões sanitários

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária, a Anvisa está sempre atenta se as empresas estão agindo dentro das normas estabelecidas pelo órgão fiscalizador. Ocorre que 2 marcas acabaram sendo barradas por causa de uma substância fatal em um dos lotes. Trata-se de carne n°1 das donas de casa e marca de frango rival da Perdigão que tiveram que ser retiradas dos mercados.

De acordo com informações do portal Gaúcha ZH, a carne de frango é uma ótima opção de proteína de alto valor biológico, ou seja, proteína que conta com todos os aminoácidos essenciais que precisamos ingerir. É rica em vitaminas como a B12 e outras do complexo B, além de vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e outros.

Acontece que a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição e uso do lote (284-2) do produto Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova, fabricado pela empresa Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda. Essa medida foi decisiva pelo comunicado de recolhimento voluntário feito pela própria rival da Perdigão.

De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o lote (284-2) fabricado em 06/12/2023, com prazo de validade até 05/12/2024, foi identificado como fora dos padrões sanitários por causa da substância que pode ser fatal de Escherichia coli, que estava em níveis acima dos permitidos pela legislação.

Essa substância habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode associar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A Escherichia coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, pneumonia (correndo o risco de deixar os pulmões parando), vômito, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, que culminam risco fatal de acordo com informações do portal UOL.

LEIA TAMBÉM:

Vale pontuar que os sintomas podem ser mais severos em determinadas pessoas do que em outras, de acordo com o funcionamento do organismo de cada um. Por isso a medida cautelar contra a substância fatal é essencial, impedindo que os consumidores consumam o lote danificado.

Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Fígado de frango congelado, da marca Ave Nova foi barrado pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE DIZ A EMPRESA?

A Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda continua comercializando o seus produtos normalmente, visto que apenas o lote citado foi barrado pela Anvisa. A empresa foi fundada em 2005 e atua no mercado de frangos abatidos, produzindo aves inteiras e de corte, sendo referência em seu segmento.

De acordo com o site da empresa rival da Perdigão, os congelados são produzidos em linha Food Service, Bandejas, Pacotes, Envelopados, Temperados, Interfolhados e Industrializados; onde as aves são criadas sob alto padrão para que cheguem com qualidade aos consumidores.

Apesar do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Filé de peito de frango (Foto: Reprodução)

Filé de peito de frango (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL MARCA DE CARNE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

A carne também é uma das misturas queridinhas dos brasileiros e possui minerais importantes para o nosso organismo como o zinco, o fósforo e o potássio, de acordo com informações do portal Minerva Foods. Sendo assim, uma proibição de uma marca de carne sempre causa choque.

Estamos falando da Carne Moída Congelada de Bovino, da marca Supremo Carnes. É que no dia 15 de março de 2024, de acordo com o portal Gov da Anvisa, o órgão determinou o recolhimento do produto. Trata-se do lote 220224, com produção 22/02/2024 e prazo de validade 21/02/2025.

A Medida Cautelar aconteceu por conta de um resultado insatisfatório em relação a presença acima dos limites estabelecidos no padrão microbiológico (ensaio de mesófilos viáveis e Esherichia coli). Desse modo, essas bactérias que habitam no intestino de animais endotérmicos, podem provocar mal-estar.

A presença da Esherichia coli pode causar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos, por exemplo. Além disso, a bactéria pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia , provocar vômito e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica de acordo com informações do portal Brasil Escola.

Na época, a empresa solicitou o recolhimento voluntário do lote que apresentou esse problema por causa da Resolução-RE Nº 1.032. Vale pontuar que somente esse lote em específico acabou afetado pelo problema e já está recolhido dos supermercados.

Portanto, qualquer outro produto da marca pode ser comercializado normalmente. A empresa é referência em sua área de atuação, respeitando ao meio ambiente e sempre focando em carnes com o melhor sabor de acordo com o site da Supremo Carnes.

Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, que mostra que a empresa se preocupa com os clientes, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da mesma a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa proibiu Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Anvisa proibiu marca de Carne (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

O QUE FAZ A ANVISA?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. As denúncias podem ser feitas através do número 0800-642-9782.

Fachada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa (Foto: Reprodução/Internet)

Fachada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.