CHOCANTE
Bactéria fatal: A proibição da Anvisa contra 2 marcas de óleo e + 1 popular retiradas às pressas dos mercados
04/08/2024 às 12h00
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária tomou medidas contra 2 marcas populares que precisaram ser retiradas às pressas dos mercados
Usando o seu papel de órgão fiscalizador, a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) determinou a proibição de 2 marcas populares que precisaram ser retiradas às pressas dos mercados por bactéria fatal. As mesmas estão com Medida Cautelar justamente por serem prejudiciais aos consumidores.
Já imaginou você indo ao supermercado e não encontrando aquela marca de óleo ou aquele produto popular que você estava acostumado a comprar? Ocorre que isso tem uma explicação! Os seus produtos queridinhos podem sumir dos mercados por determinação do órgão fiscalizador por não cumprirem as exigências.
Porém, também é possível que aconteça casos isolados. Por isso é importante ficar atento em todas as normativas expostas pela Anvisa. De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma nota na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto óleo de Soja, marca Cocamar.
O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023, fabricado por Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023. O motivo da medida foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária.
A gordura trans pode causar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e até infarto. O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos.
LEIA TAMBÉM:
● Anvisa descobre tudo, proíbe venda de dois azeites gigantes no Brasil e surpreende todo mundo
● Substância fatal e risco de morte: A Anvisa decretou retirada de 2 marcas populares de macarrão e leite às pressas
● Substância fatal: A Anvisa decretou retirada de 2 marcas populares de tempero e macarrão dos supermercados
Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado. Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL OUTRA MARCA POPULAR FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Para quem não sabe, do ponto de vista nutricional, o sorvete é considerado um alimento completo e de alto valor nutritivo, pois possui proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais.
Desse modo causou espanto uma proibição imposta pela Anvisa. Ocorre que de acordo com informações divulgadas pelo portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o órgão fiscalizador informou a publicação da Resolução-RE Nº 2.469, na qual foi suspensa a venda do lote distribuição 18/04/2023 (validade até 18/10/2023) da marca de sorvete Picolé Sabor Chiclete, marca D’Cremosinho .
A empresa tinha identificado que o lote referido havia sido contaminado por Enterobacteriaceae, que são bactérias causadoras de problemas do trato gastrointestinal causando as chamadas Doenças Veiculadas por Alimentos (DVAs).
Por ter sido informado pela própria marca de sorvete, o recolhimento dos lotes foi mais fácil e a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, onde apenas o citado se enquadrou em um caso isolado. Isso mostra os valores da marca com todo o zelo e cuidado que possui pelos seus cliente ao solicitar o recolhimento voluntário após identificar a bactéria fatal.
Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário feito pela própria marca de sorvete, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que está disponível para comercialização. De acordo com informações do portal Gov, a mesma foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!