A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no ano de 2022, baixou ordem de proibição da comercialização de 5 marcas de leite. Na ocasião, foi constatado que os produtos estavam contaminados com uma bactéria fatal. Tudo se desenrolou devido a quatro hospitalizações de bebês com menos de 6 meses e um óbito.
+Donas de casa em alerta: Além do Ypê, mais 6 produtos de limpeza arrancados urgentemente dos mercados
Estes produtos, determinados pela Anvisa para serem retirados das prateleiras, são fórmulas de leite indicados ao uso para recém-nascidos, bebês e crianças, substituindo o leite materno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2022, de acordo com informações divulgadas pela reportagem do jornal ‘O Globo’, a Vigilância Sanitária ordenou que se recolhessem as seguintes marcas de leite em pó: Human Milk Fortifier; Similac PM 60/40; Similac; Alimentum; e EleCare, da empresa Abbott Nutrition.
Anvisa retira 5 marcas de leite contaminadas por bactéria fatal das prateleiras (Foto: Reprodução/ Freepik)
LEIA TAMBÉM!
+Substância fatal: A Anvisa decretou a proibição de 3 marcas populares de sal, queijo e salsicha de mercados
Já de acordo com o apuração do portal ‘G1’, a Anvisa informou que os lotes contaminados e recolhidos começavam com os dois primeiros dígitos, entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade para 1º de abril de 2022 ou data posterior.
Embora não tenha sido identificada a referida contaminação dos produtos no Brasil, todos eles foram proibidos de serem importados, comercializados e distribuídos como forma preventiva.
A fabricação destes leites em pó foi feita na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. Portanto, essa medida da Anvisa fez parte de um alerta internacional após a abertura de uma investigação após as internações de 4 bebês, com menos de 6 meses, e uma morte, isto após o consumo das fórmulas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contaminação de lote de leites leva 6 bebês a hospitalização e uma morte, em 2022 (Foto: Reprodução/ Freepik)
+Risco mortal: A proibição da Anvisa contra marcas de macarrão, feijão e carne e ordem de retirada dos mercados
Em março de 2022, após o ocorrido, foi realizadauma inspeção da fábrica americana, e acabou sendo encontrada uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção das fórmulas infantis em pó: a bactéria Cronobacter sakazakii, encontrada em 3 bebês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por essa razão, todos os produtos (os referidos lotes) foram arrancados das prateleiras dos mercados às pressas, por conta dos riscos contra a vida humana. Desde então as empresas não se manifestaram em nota oficial e o espaço segue em aberto para a versão do outro lado da história.
Leite em pó/ fórmula (Foto: Reprodução/ Freepik)
Apesar dessa situação complicada que as empresas de leite em pó passaram em 2022, atualmente as marcas ainda podem ser encontradas nos mercados e parece que tudo caminha muito bem, pois não houve mais qualquer intervenção da Anvisa e os lotes contaminados, na época, foram recolhidos e descartados.
Qual a diferença da fórmula para o leite em pó?
A fórmula é nada mais que um alimento artificial indicado para bebês (entre 6 e 12 meses) quando a amamentação não é possível ou suficiente. Já o leite em pó é um produto obtido por desidratação do leite de vaca integral.