Susto
NÃO AUTORIZADOS pela Anvisa: 3 alimentos BÁSICOS da mesa dos brasileiros foram ARRANCADOS dos supermercados!
16/05/2024 às 7h30
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por verificar se tudo que é consumido pelo brasileiro está de acordo com suas normas, com objetivo de prezar pela saúde do consumidor. Mas infelizmente, nem sempre tudo sai como esperado, desta vez, 3 alimentos da mesa dos brasileiros foram retirados de circulação após inspeção.
A reportagem destacou que o ‘Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos’ (PARA) fez a coleta de amostras destes e outro alimentos de origem vegetal nos supermercados brasileiros em todas as regiões do Brasil. Essa coleta e investigação aconteceu nos anos de 2018, 2019 e 2022.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
De acordo com dados mais recentes, somente no ano de 2022, a PARA analisou cerca de 1.772 amostras de alimentos como o amendoim, a batata, o brócolis, o café em pó, o feijão, a mandioca, a laranja, o maracujá, o morango, o pimentão, o quiabo, o repolho e a farinha de trigo.
O que preocupa também é que 0,17% – 3 amostras, dentre elas a batata, feijão e café – foram identificado que aqueles alimentos apresentavam um risco agudo à saúde do ser humano, portanto, os fornecedores e empresas distribuidoras foram alertados sobre tal problema, pois eles poderiam causar dando à saúde do consumidor em curto espaço de tempo.
As marcas ou empresas não foram divulgadas pela PARA, mas a Anvisa fez o seu papel de comunicar, obrigar recolhimento dos alimentos e impedir a distribuição dos mesmos até que tudo se adequasse nas normas. O espaço segue em aberto para a empresa ou distribuidora possa dar sua versão dos fatos.
+Garanta o CLAREAMENTO dos seus DENTES de 5 maneiras diferentes EM CASA sem precisar ir ao DENTISTA
Qual o papel da Anvisa diante dos alimentos?
Quando os alimentos ou outros produtos de consumo humano não estão de acordo com regras e normas específicas, quem obriga o recolhimento destes mesmo é a própria Anvisa, que faz a identificação da qualidade deles e na pesquisa do que pode ser prejudicial ao consumo das pessoas.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.