Não concorda com a MULTA DE TRÂNSITO recebida? Saiba em quais casos se pode RECORRER ou até ANULAR

08/04/2024 às 8h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Há multas de trânsito que podem ser recorridas ou anuladas; veja em quais casos (Foto: Reprodução/ Internet)

As multa de trânsito fazem parte da vida do motorista brasileiro, ainda mais diante de infrações cometidas sem perceber no momento de conduzir seu veículo. Há casos em que se pode ter o direito de contestar tais multas recebidas por conta de erros e requisitos. Descubra como no artigo.

+Grande VITÓRIA do INSS HOJE (08/04): Aposentados e pensionistas terão pagamento EXTRA em abril

Quando o condutor infringe algumas das leis de trânsito do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a multa chega em casa. Vale ressaltar que nem toda multa aplicada é incontestável. Há alguns casos em que se pode recorrer e até anular a penalidade. Entenda como logo abaixo:

+SÉRIE DE VANTAGENS (05/04): Pessoas com idade igual a 60 ANOS ou mais devem EMITIR esse DOCUMENTO ÚNICO

Não seja pego desprevenido no trânsito e saiba as leis do CTB (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Não seja pego desprevenido no trânsito e saiba as leis do CTB (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

1. Erros Formais: Muitas vezes a anulão pode ser realizada através de erros formais presentes no Auto de Infração de Trânsito (AIT) ou na Notificação de Autuação recebida. Caso estas documentações contenham inconsistências, poderão ser anuladas.

LEIA TAMBÉM:

+“Decidimos encerrar as suas atividades”: O fechamento de unidade do Carrefour e comunicado oficial emitido

2. Requisitos Processuais: De acordo com o Artigo 280 do CTB, para que a multa seja válida, deve-se conter informações básicas como a Tipificação da infração; Local, data e hora do ocorrido; Identificação precisa do veículo e do condutor (em alguns casos); Identificação do órgão ou autoridade responsável pela autuação.

Caso não concorde com a multa e note erros, você pode recorrer ou até anular a penalidade (Foto: Reprodução/ Internet)

Caso não concorde com a multa e note erros, você pode recorrer ou até anular a penalidade (Foto: Reprodução/ Internet)

+Valor aniquilado em aviões e até viagens de GRAÇA: Idosos podem garantir viagens na faixa em 3 passos AGORA

Mas quais são os motivos mais comuns para a anulação de uma multa de trânsito? Dentre eles estão: Descrição incorreta da infração, como por exemplo, erros no local, data ou hora; Ausência ou erro na descrição da cor do veículo;

Falha ou ausência de enquadramento da infração; Sinalização inadequada ou inexistente no local da infração; Erro na medição da velocidade ou ausência da placa indicativa de fiscalização (R-19). Caso se enquadre em alguns destes erros, recorra e solicite a anulação da multa recebida.

Carteira Nacional de Habilitação, a CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

Carteira Nacional de Habilitação, a CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

+Seguro-Desemprego sofre MUDANÇAS RELEVANTES em 2024 e você precisa se ATENTAR aos seus DIREITOS HOJE (05)

O que faço para recorrer a uma multa de trânsito?

Você pode recorrer a sua multa de trânsito com inconsistência e pedir a anulação através da justiça de trânsito. Acesse o Portal de Multas de Trânsito do DNIT, onde se deve preencher o Formulário de Defesa da Autuação (Defesa Prévia) disponibilizado pelo site e juntar a documentação solicitada. Entenda mais no vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.