Antiga Pantanal: Saiba em qual ano se passou e como é o final da trama
30/03/2022 às 16h53
A primeira versão de Pantanal foi transmitida entre os meses de março e dezembro de 1990, na extinta TV Manchete. Sucesso em audiência, a primeira versão da trama contou a história de Juma Marruá (Cristiana Oliveira) que se transformava em onça-pintada. Além disso, José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) e Jove (Marcos Winter) também eram protagonistas da novelas.
O remake que está sendo transmitido atualmente, escrito por Bruno Luperi, neto do autor original da novela Benedito Ruy Barbosa, estreou na Globo na última segunda-feira (28). A trama é uma aposta da Globo para alavancar a audiência da faixa das 21h.
+ BBB22: Eliminado, Lucas solta o verbo e detona Arthur Aguiar: “Vai dar tiro no pé”
Na versão original, Maria Marruá (Cassia Kis), mãe de Juma, se transformava em onça-pintada, quando se sentia ameaçada.
Maria e o pai de Juma, Gil (José Dumont), chegaram ao Centro-Oeste como posseiros fugidos do Paraná. A mãe da protagonista tem uma gravidez indesejada. Pouco depois, o homem foi assassinado por grileiros. A mocinha, então, é criada pela mãe, que também morre.
LEIA TAMBÉM:
● Veja suas novelas preferidas pelo celular
● Conheça as melhores tendências de 2024 de cortes de cabelo para cacheadas e crespas
● Atenção: Não use mais esses 5 penteados para não ficar fora da moda e ficar com aparência ultrapassada
+ Pantanal: Maria Marruá salva a vida de Gil ao ser hipnotizada por onça
José Leôncio e o pai, Joventino (Cláudio Marzo), enriquecem com gados de corte. O veterano, no entanto, some ao sair para caçar um marruá e o jovem nunca mais o encontra. O público especula que o homem se transformou no Velho do Rio.
O peão José Leôncio acaba conhecendo Madeleine (Ingra Lyberato/Ítala Nandi) ao viajar para o Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. Quase falindo, Antero (Sérgio Britto) autoriza a filha a se casar com o rapaz.
+ Além da Ilusão: Davi revela farsa e deixa Violeta em choque; veja como será
O casal, então, se muda para o Pantanal e Madeleine acaba engravidando. Agora vivendo uma vida simples, diferente do padrão classe média alta de sua família a moça foge com Gustavo (José de Abreu) para o Rio e leva o bebê, Jove, com ela. Com isso, José Leôncio se encanta por Filó (Jussara Freire).
FINAL DE PANTANAL
Na primeira versão da trama, o desfecho é feliz, mas a história é recheada de mortes. Juma se casa com Jove e eles têm uma filha. Tenório (Antônio Petrin) é assassinado e Maria Bruaca (Ângela Leal) fica com Alcides (Ângelo Antônio).
Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina) e Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa) também têm finais felizes na trama.
Após se casar com Filó, José Leôncio morre. O peão passa a ter dores no peito, sofre de um infarto e falece. No final da trama, ele reencontra seu pai desaparecido, transformado no Velho do Rio.
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.