Embora seja um programa bastante conhecido, nem todo mundo sabe que o NIS é um número de 11 dígitos criado pela Caixa Econômica Federal que serve para pagamentos de benefícios sociais fornecidos pelo Governo Federal. Além disso, ele também garante direitos trabalhistas e previdenciários, como o INSS. No entanto, um novo anúncio inusitado envolvendo a antecipação do pagamento foi feito.
Governo revela saque retroativo do Auxílio Emergencial e população é pega de surpresa com valor
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a alegria dos brasileiros, após muita pressão pública o Instituto Nacional do Seguro Social tem traçado planos para melhorar o seu atendimento. O número de pedidos na fila vem aumentando, e ultrapassa 1,7 milhões de requerimentos. Sendo assim, para barrar esse aumento foi anunciada mais uma novidade.
Sampaoli vê multa rescisória no Flamengo despencar e verdadeiro motivo é revelado; veja
Hoje, o tempo máximo que deveria ser de até 90 dias para ter acesso a um auxílio depositado na Caixa pode ultrapassar 180 dias, para salários por incapacidade o prazo exigido é menor, de 45 dias, mas ele dificilmente é cumprido. Além disso, novos pedidos chegam todos os dias e vão se acumulando.
LEIA TAMBÉM!
Palmeiras fica de olho nas conversas entre Bruno Henrique e Flamengo
Ao ser questionado sobre o assunto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que responsabilizaria os culpados pela crise e exigiria um novo comportamento. Por isso, a recente novidade envolvendo o INSS é o interesse em aumentar o uso de concessões automáticas dos pedidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ancelotti foge de perguntas sobre renovação com o Real Madrid: “Teremos tempo”
INSS realiza mudanças e pagamentos devem acontecer de forma automática (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Santos faz pesquisa e deve continuar com Marcelo Fernandes como técnico do clube
Isso significa que para benefícios mais simples, menos burocráticos, pode ser possível conseguir a sua aprovação imediata pela Caixa contando com pouquíssima ajuda do INSS. Esta deve ser a prioridades do novo presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto.
CONHEÇA AS NOVAS METAS DO INSS:
Acabou o IPVA? Veja a lei que está deixando os motoristas brasileiros em choque
- Até dezembro a instituição deve conceder 50% dos benefícios de maneira automática;
- 30% dos pagamentos alternativos de benefícios (PABs) deverão ser pagos de forma automática quando existir atraso na liberação;
- Reduzir de 12 para 7 dias o tempo de espera entre o agendamento e atendimento nas agências do INSS;
- Diminuir de 78 para 55 dias o tempo de espera para passar por avaliação social, processo exigido no pedido de BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Atualizar e melhorar os dados disponíveis no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).