Âncora da Globo quebra protocolo e surpreende ao defender candidato em briga entre Lula e Bolsonaro
27/08/2022 às 23h50
Âncora da Globo viola protocolo do canal ao sair em defesa de candidato político
Leilane Neubarth, ancora do Conexão GloboNews, quebrou o protocolo da Globo a ser seguido pelos jornalistas do canal. Isso porque ela elogiou a conduta do ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Jornal Nacional da última quinta-feira (25).
+ Glória Perez diz o que pensa após críticas contra Jade Picon: “Se não gostarem, apedrejem depois”
Em publicações no Twitter, que foram apagadas horas depois, a jornalista do canal surpreendeu com suas declarações.
Sendo assim, a âncora do canal de notícias da Globo disse que Lula foi educado com Bonner e Renata. Ademais, para a jornalista, o candidato adversário de Bolsonaro se preocupou de incluir Vasconcellos na conversa.
“Poderia citar muitas diferenças, mas me chama atenção o respeito de Lula pela Renata. Ele, o tempo todo, coloca ela presente e participando da entrevista. Homem que respeita mulher é outra coisa”, iniciou.
LEIA TAMBÉM:
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
+ Rico defende Erika Schneider após escândalo vir à tona e vaza conversa com Sarah Andrade
Posteriormente, ela prosseguiu com sua avaliação. “Cada um cita seu próprio ídolo… Uns citam [Carlos Alberto Brilhante] Ustra, outros citam Paulo Freire”, disparou a apresentadora fazendo referência aos candidatos presidenciais Bolsonaro e Lula, respectivamente.
Jornalista viola protocolo da emissora
A conduta de Leilane Neubarth viola o princípio de imparcialidade requerido pela Globo em seu grande manual de uso das redes sociais por jornalistas.
“Devem se abster de expressar opiniões políticas e de tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo, e não devem nunca se pôr como parte do debate político e ideológico”, informa o manual.
+ Erika Schneider desmorona após ser acusada de ter traído Bil Araújo: “Insinuar que eu chifrei”
Em outra parte do documento, a Globo diz que o protocolo de uso de redes sociais deve ser rigidamente seguido. Além disso, que eventuais descumprimentos deverão ser avaliados pelo alto escalão do canal.
“Essas regras são válidas para todos os jornalistas da Globo e devem ser rigorosamente observadas. As chefias diretas ficam com a incumbência de implementá-las, torná-las uma realidade e, em caso de faltas por parte de jornalistas, dividir os episódios com a direção de redação do veículo, que decidirá então se é o caso de levá-los à apreciação do Conselho Editorial do Grupo Globo”, comunica a emissora.
Veja os tweets publicados pela jornalista Leilane Neubarth elogiando Lula sobre entrevista concedida ao Jornal Nacional:
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.