Amazon choca geral com parcelamento de compras sem cartão de crédito

25/09/2024 às 19h30

Por: Vinicius Carvalho
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Amazon permite que parcele compras (Foto: Reprodução)

A Amazon lançou na última segunda-feira (23/09) o serviço “Parcele sem Cartão”. Esse serviço permite que os clientes realizem compras de até R$ 10 mil, parceladas em até 24 vezes com juros. Os pagamentos das parcelas podem ser efetuados via Pix ou boleto bancário.

O serviço está disponível somente para um grupo seleto de clientes. O “Parcele sem Cartão” é resultado de uma colaboração entre a Amazon e a fintech Geru, por meio do aplicativo Geru Pay, que também disponibiliza empréstimos pessoais e opções de parcelamento em outras lojas.

Site e aplicativo da Amazon com descontos e vantagens exclusivas a clientes de cartão (Foto: Reprodução/ Divulgação)
Site e aplicativo da Amazon com descontos e vantagens exclusivas a clientes de cartão (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Amazon tem novidade

Para acessar o serviço, os clientes devem fornecer seu endereço e CPF, serem maiores de idade e possuírem um celular e e-mail válidos. Uma análise de crédito rápida é realizada, consultando bureaus e empresas especializadas.

Uma vez aprovado, o cliente obtém um limite de crédito para compras na Amazon. No primeiro uso, o aplicativo Geru Pay realiza uma verificação de identidade com reconhecimento facial.

Os juros cobrados pela Amazon variam de 4% a 9% ao mês, a depender do score de crédito do cliente, com a possibilidade de parcelar as compras de 3 a 24 vezes. O valor mínimo da compra é de R$ 50 e o máximo de R$ 10 mil, com parcelas a partir de R$ 20.

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O Geru Pay não é aplicável para a compra de conteúdos digitais (e-books, músicas, filmes, etc.) ou para assinaturas de serviços como Prime, Kindle Unlimited e Amazon Music.

Amazon pega todos os clientes de surpresa com novidade chocante (Reprodução/internet)
Amazon pega todos os clientes de surpresa com novidade chocante (Reprodução/internet)

A prática de parcelamento não é uma novidade no Brasil, onde carnês, crediários e cheques pré-datados já foram amplamente utilizados no comércio. No entanto, nas lojas virtuais, essa opção era restrita aos portadores de cartões de crédito.

Esse novo modelo de negócio para o e-commerce, conhecido internacionalmente como “buy now, pay later” (“compre agora, pague depois”), ganhou popularidade no exterior, especialmente em países onde o parcelamento não era tão comum, com fintechs como Affirm e Klarna liderando o mercado. A Apple chegou a considerar entrar nesse segmento, mas optou por estabelecer parcerias com empresas já estabelecidas no setor.

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