Acredite se quiser, mas existem alimentos que consumimos no cotidiano que podem reduzir a nossa expectativa de vida, isso de acordo com um estudo feito e divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer em Bethesda, dos Estados Unidos. O alto cosumo de comidas ultraprocessadas pode fazer a expectativa de vida ser reduzida em mais de 10%.
O estudo analisou o comportamento alimentar de cerca de 500 mil pessoas pelo período de 30 anos. Dentre os alimentos que reduzem a expectativa de vida, os pesquisadores apontaram que bebidas ultraprocessadas, tais quais os refrigerantes dietéticos e açucarados, contribuem para uma vida bem menor que o esperado.
Alimentos que reduzem expectativa de vida (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa ainda apontou que há um aumento iminente de 17% no risco de doenças cardíacas e um risco 4% maior de morte geral e gota, isto devido a cada produto ultraprocessado consumido. Vale destacar que os sucos de caixinha, energéticos e chás industrializados são um perigo exponencial desse grupo de ultraprocessados.
O estudo revelou ainda que o consumo de mais de uma lata de refrigerante por semana, expõe uma pessoa há 18 problemas endócrinos ou metabólicos, dentre eles a diabetes e a obesidade. Os pesquisadores ainda associaram que o consumo em exagero destas bebidas açucaradas tem a acarretar a cerca de 10 problemas cardiovasculares.
Sucos de caixinha e energéticos: bebidas açucaradas causam doenças crônicas (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
Ou seja, a pressão alta, ataque cardíaco e derrame, podem ser ocasionados por estas bebidas açucaradas, além de sete tipos de câncer, como o de mama, próstata e pâncreas. Os dados revelados assustam a população mundial em relação ao consumo dessas bebidas ultraprocessadas.
O que faço para uma saúde e expectativa de vida maior?
Para uma expectativa de vida maior, o ideal é abominar essas bebibas industrializadas do cardápio o quanto antes. Uma alimentação saudável rica em água, sucos naturais, bem como verduras, legumes, carnes magras, tendem a conceder uma saúde mais assertiva, longe de doenças crônicas. Procure um nutricionista ou endocrinologista para uma bateria de exames e reeducação alimentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE