Especialistas fazem alerta preocupante sobre o uso de secador de mãos em banheiros públicos
20/12/2023 às 12h45
Estudos revelaram que esse aparelho comum nos sanitários podem ser mais perigosos do que parecem e prejudicar sua saúde
Quem nunca utilizou um secador de mãos em banheiros de shoppings e restaurantes? Mas cuidado, esse aparelho pode trazer problemas para sua saúde, de acordo com estudos de especialistas.
+Sabendo que iria morrer, estrela da Globo teve como um último pedido algo que devastou a emissora
A princípio, essa pode parecer uma alternativa interessante para tentar emitir menos lixo para o meio ambiente, além de passar a impressão de ser eficaz.
No entanto, o secador de mãos são grandes vilões da nossa saúde de acordo com um estudo publicado pela revista Applied and Environmental Microbiology.
Justificativas
Foram apontadas diversas razões pelas quais as pessoas precisam deixar de utilizar o secador de mãos nos banheiros públicos:
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
1- Proliferação de bactérias: esse aparelho lança um ar quente que ajuda a espalhar as bactérias presentes nas mãos e também na superfície do objeto.
Além disso, o estudo informa que ao utilizar o secador de mãos, o número de bactérias na nossa pele acabam aumentado consideravelmente, fazendo as bactérias que estão no ar circular e criando uma bola de neve.
+Marcelo Teixeira, presidente do Santos, toma decisão sobre futuro de Jean Lucas e Marcos Leonardo
2- Não realiza a secagem completa: muitas vezes, quando utilizamos esse aparelho, as mãos continuam molhadas, o que ajuda na contaminação por micro organismos, pois cria um ambiente ideal para eles ficarem.
Segundo pesquisa na Journal of Food Protection, os germes presentes na mão após usar o secador são 100 vezes mais do que secar com toalhas de papel.
3- Irritação: para as pessoas com peles mais sensíveis, o ar quente pode ajudar no processo de irritação, causando ardência, descamação e vermelhidão do local.
4- Gasto de energia: esses aparelhos demorar em média 45 segundo para começar a funcionar de forma efetiva, o que acaba ocasionando um grande gasto de energia elétrica, e resultando em um ato nada sustentável.
Alternativas
Dito o acima, é possível verificar que utilizar os secadores de mãos nos banheiros não é a melhor saída, mas qual seria ela então?
O a toalha de papel dos banheiros pode ser uma ótima troca, pois, segundo os especialistas, podem ser bem menos nocivas que os secadores, além de ser mais efetivos.
Caso não tenho os papéis no banheiro, utilizar um papel toalha pode ser uma outra opção, que não é a ideal, mas ainda sim seria melhor do que os aparelhos elétricos dos banheiros.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.