Alerta: Saiba se colocar o CPF na nota fiscal é uma boa prática e para que serve
18/06/2023 às 8h00
CPF na nota é uma boa prática?
Com certeza você já foi em algum estabelecimento e já te pediram o seu CPF para inserir na nota fiscal. Pois bem, muitas pessoas não sabem para que serve essa prática.
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento registrado pela Receita Federal do Brasil. Todos os brasileiros precisam se inscrever e somente uma vez, onde o número do registro é único e intransferível.
SAIBA MAIS! Plantão Globo derrubou programação e deu a mais triste notícia: “Neste momento”
Através do CPF, o cidadão consegue crédito, cumprir os seus compromissos fiscais e também ser identificado.
Sendo assim, recentemente muitos estabelecimentos comerciais passaram a solicitar o CPF dos seus clientes, questionando se eles querem inserir o mesmo na nota.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Apesar desta prática ser bastante recorrente, pouca gente sabe para que ela serve de fato. Os centros comerciais com o CPF dos clientes conseguem entender melhor o perfil daquele consumidor.
Se você vai em um supermercado por exemplo, ou em uma farmácia e coloca o seu documento na nota fiscal, o estabelecimento passa a controlar os seus bens de consumo.
Com isso, ele sabe exatamente o que você costuma comprar e pode oferecer benefícios estratégicos baseados em seu consumo.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Para despertar o interesse do consumidor, alguns estabelecimentos oferecem benefícios, como cashback. Isso significa que o cliente podem ter um valor gasto em formato de crédito ou dinheiro.
Caso o cashback fique acumulado, é possível até mesmo realizar compras futuras, causando economia para o consumidor fidelizado.
Além disso, em determinados estados brasileiros, como São Paulo e Paraná, as pessoas que inserem o CPF na nota fiscal participam de sorteios e ainda concorrer a prêmios milionários.
Esses sorteios são exclusivos para esse grupo e tem o intuito de incentivar tal prática. Em São Paulo, por exemplo, existe a famosa “Nota Fiscal Paulista”, que possibilita que os clientes resgatem os valores que se encontram nas notas fiscais registradas.
Quanto mais notas fiscais estiverem registradas em seu CPF, maiores serão as chances de que sejam concedidos benefícios adicionais e até mesmo premiações.
Portanto, vale a pena nesses gastos adotar as medias de inserirem o CPF na nota fiscal e ganharem vantagens significativas.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!