Nos últimos anos, o processo de emissão do Registro Geral (RG) no Brasil sofreu mudanças significativas. Com o lançamento do novo modelo de carteira de identidade nacional, muitos cidadãos encontram-se com dúvidas sobre a obtenção da segunda via do documento, especialmente de maneira gratuita.
Em março de 2022, aproximadamente dois anos atrás, o governo federal adotou um novo padrão para a carteira de identidade brasileira. O novo RG, agora chamado Carteira de Identidade Nacional (CIN), tem como objetivo modernizar o sistema de identificação e reforçar a segurança contra fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, os órgãos estaduais encarregados da emissão do documento deveriam adotar o novo modelo até 6 de março de 2023, contudo, esse prazo foi posteriormente prorrogado. Informações da Revista dos Benefícios.
Brasileiros já podem trocar o RG pela carteira de identidade (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
Uma notícia positiva é que a primeira via do novo RG será emitida gratuitamente, mesmo para aqueles que já possuem o documento no modelo antigo.
Para cidadãos com 60 anos ou mais, o RG antigo pode ser mantido indefinidamente. Para os menores de 60 anos, o modelo antigo permanecerá válido por até dez anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AVISO GERAL HOJE para quem possui a Carteira de Identidade dos anos 2000, 2001, 2002, 2003 e posteriores e deseja emitir uma nova
É possível solicitar a segunda via do documento gratuitamente em certas condições, mesmo antes da emissão obrigatória do novo modelo de RG.
Para requerer a segunda via do RG sem custo, alguns critérios devem ser cumpridos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
– O RG anterior deve estar vencido.
– O cidadão deve demonstrar estar em situação de vulnerabilidade econômica e incapaz de pagar pela emissão.
Para a solicitação gratuita, dirija-se a uma das instituições públicas a seguir:
– Secretaria de Segurança Pública
– Poupatempo
– Polícia Civil
Brasil lança nova carteira de identidade, substituindo o RG (Foto: Reprodução/Internet)
Documentos Necessários:
Durante o pedido, é preciso apresentar:
– Certidão de nascimento ou casamento
– Comprovante de residência
Emissão da Segunda Via para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade:
Indivíduos economicamente vulneráveis que comprovem a impossibilidade de custear a segunda via do RG podem obtê-la gratuitamente. Para isso, devem ir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os documentos exigidos.