O PIX é um meio de pagamentos instantâneos
Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.
Porém, como tudo na vida sempre existem pessoas de má fé que acabam usando artifícios escusos para aplicarem golpes. O número de transações fraudulentas realizadas por PIX aumentaram consideravelmente de acordo com informações do portal UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Use essa máscara caseira de vinho e + 2 ingredientes populares contra rugas e linhas de expressão
Como se já não bastasse, um novo golpe envolvendo o PIX, causando um grande susto nos usuários fazendo a ‘limpa’ nas contas em transações bancárias, especialmente aquelas realizadas via dispositivos móveis.
O diferencial desse novo golpe é a automatização da fraude. O bandido consegue acessar o dispositivo da vítima e controlá-lo sem a necessidade de estar online operando o desvio em tempo real. Isso permite que o ataque seja mais sutil e eficaz.
LEIA TAMBÉM!
Os criminosos utilizam Trojans, também conhecidos como ‘Cavalos de Troia’ que são softwares maliciosos disfarçados como arquivos ou aplicativos legítimos. Eles conseguem infiltrar-se nos dispositivos das vítimas, aplicar golpes e roubar dados, incluindo dinheiro.
Para executar o golpe, os ladrões utilizam malwares bancários, que infectam os celulares das vítimas. Isso normalmente acontece por meio de aplicativos falsos que não foram baixados das lojas oficiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando uma transferência via PIX é iniciada, o malware bloqueia a tela do dispositivo até que a transação seja concluída. Durante esse período, o aplicativo malicioso altera automaticamente o destino da transação, frequentemente passando despercebido. Portanto, tome cuidado!
Golpe do PIX (Foto: Reprodução / Freepik)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO MANTER O SEU PIX SEGURO?
O Banco Central oferece algumas dicas cruciais para ajudar os usuários a se protegerem contra golpes relacionados ao PIX:
- Nunca acesse links suspeitos, pois podem redirecionar para páginas falsas;
- O PIX só deve ser feito no aplicativo oficial do seu banco ou de outra operadora com ambiente seguro e autenticado;
- Antes de autorizar uma transação, verifique cautelarmente para quem você está pagando e o valor;
- Aceite PIX agendado apenas de pessoas de confiança. Caso contrário, negocie um pagamento instantâneo;
- Golpes antigos, como phishing e engenharia social, podem levar usuários desatentos a fornecer acesso remoto ou dados de senha a criminosos;
Por isso, é essencial apostar em educação financeira, conscientizando os usuários sobre as melhores práticas de segurança ao utilizar o PIX.
Homem assustado com golpe do PIX (Foto: Reprodução / Canva)