ALERTA
ALERTA GERAL HOJE (15): Novo golpe do PIX é confirmado e brasileiros tomam grande SUSTO
15/06/2024 às 10h00

O PIX é um meio de pagamentos instantâneos
Uma das revoluções do mercado financeiro nos últimos anos foi o lançamento do PIX. O meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central facilita e muito a vida das pessoas, que antigamente tinham que ficar reféns dos métodos DOC e TED.
Porém, como tudo na vida sempre existem pessoas de má fé que acabam usando artifícios escusos para aplicarem golpes. O número de transações fraudulentas realizadas por PIX aumentaram consideravelmente de acordo com informações do portal UOL.
SAIBA MAIS! Use essa máscara caseira de vinho e + 2 ingredientes populares contra rugas e linhas de expressão
Como se já não bastasse, um novo golpe envolvendo o PIX, causando um grande susto nos usuários fazendo a ‘limpa’ nas contas em transações bancárias, especialmente aquelas realizadas via dispositivos móveis.
O diferencial desse novo golpe é a automatização da fraude. O bandido consegue acessar o dispositivo da vítima e controlá-lo sem a necessidade de estar online operando o desvio em tempo real. Isso permite que o ataque seja mais sutil e eficaz.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Os criminosos utilizam Trojans, também conhecidos como ‘Cavalos de Troia’ que são softwares maliciosos disfarçados como arquivos ou aplicativos legítimos. Eles conseguem infiltrar-se nos dispositivos das vítimas, aplicar golpes e roubar dados, incluindo dinheiro.
Para executar o golpe, os ladrões utilizam malwares bancários, que infectam os celulares das vítimas. Isso normalmente acontece por meio de aplicativos falsos que não foram baixados das lojas oficiais.
Quando uma transferência via PIX é iniciada, o malware bloqueia a tela do dispositivo até que a transação seja concluída. Durante esse período, o aplicativo malicioso altera automaticamente o destino da transação, frequentemente passando despercebido. Portanto, tome cuidado!

Golpe do PIX (Foto: Reprodução / Freepik)
COMO MANTER O SEU PIX SEGURO?
O Banco Central oferece algumas dicas cruciais para ajudar os usuários a se protegerem contra golpes relacionados ao PIX:
- Nunca acesse links suspeitos, pois podem redirecionar para páginas falsas;
- O PIX só deve ser feito no aplicativo oficial do seu banco ou de outra operadora com ambiente seguro e autenticado;
- Antes de autorizar uma transação, verifique cautelarmente para quem você está pagando e o valor;
- Aceite PIX agendado apenas de pessoas de confiança. Caso contrário, negocie um pagamento instantâneo;
- Golpes antigos, como phishing e engenharia social, podem levar usuários desatentos a fornecer acesso remoto ou dados de senha a criminosos;
Por isso, é essencial apostar em educação financeira, conscientizando os usuários sobre as melhores práticas de segurança ao utilizar o PIX.

Homem assustado com golpe do PIX (Foto: Reprodução / Canva)
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!