Alerta: Mudanças bombásticas no Bolsa Família são confirmadas e você precisa ver o que pode mudar agora

12/05/2023 às 16h36

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Beneficiários do Bolsa Família são pegos de surpresa com notícia (Foto: Reprodução/Internet)

Bolsa Família teve mudanças importantes confirmadas pelo governo

Uma comissão mista composta por deputados e senadores acabou aprovando o relatório com os pedidos de ajustes no Bolsa Família. As modificações no texto original do governo foram feitas por meio de emendas parlamentares, e trazem novidades que são importantes para o programa social.

E uma dessas principais mudanças está no pagamento adicional de 50 reais para lactantes, abono que só iria ser liberado para gestantes caso a primeira versão tivesse sido aprovada. Além disso, foi retomado o empréstimo consignado para os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

+ Notícia boa: Grande novidade para brasileiros que pagam a conta de luz

A MP tem força de lei e passará a valer a partir da publicação no DOU (Diário Oficial da União). Mas, a mesma precisa ainda passar pela análise da Câmara e do Senado para ser convertida em lei.

O relator da medida, o deputado Francisco Costa, do PT, em seu parecer acatou 43 das 257 emendas que foram apresentadas pelos parlamentares. Com isso, o governo federal estima que o programa deverá alcançar cerca de 21 milhões de famílias de baixa renda e custar cerca de 175 bilhões de reais por ano aos cofres públicos.

LEIA TAMBÉM:

AS ALTERAÇÕES IMPORTANTES

Bônus para lactantes: O novo documento prevê a liberação de um adicional de 50 reais para mulheres lactantes, que são aquelas que estão amamentando os filhos, durante o prazo de seis meses. Na versão inicial, o adicional era apenas para as mulheres gestantes e com filhos na idade de 7 a 18 anos.

CONSIGNADO

A medida ainda retoma o empréstimo consignado aos beneficiários do BPC, que atende idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. A renda mensal permitida para entrar no programa é de até 25% do salário mínimo por pessoa da família.

+ Fique atento: Itaú faz comunicado importante para seus clientes; Confira

Assim, o contratante poderá comprometer até 35% do seu rendimento, sendo 30% com empréstimos e 5% com despesas do cartão consignado. Antes, o governo tinha vetado esse tipo de modalidade para o grupo.

Valor Mínimo + Adicional

Os parlamentares optaram por manter o modelo original que garante uma parcela mínima no valor de 600 reais aos beneficiários. E também foi mantido o bônus de 150 reais para filhos com idade de até seis anos, que está em vigor desde o mês de março.

Também foi tornado obrigatório o reajuste no valor do Bolsa Família a cada dois anos (tempo máximo). A MP estabelecia que os aumentos poderiam ocorrer “no mínimo” a cada biênio, mas o relator acredita que isso abria brecha para intervalos maiores entre as correções.

Mudanças foram confirmadas no Bolsa Família (Foto: Reprodução)

Mudanças foram confirmadas no Bolsa Família (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.