Alerta: GRANDES alterações no BPC deixam beneficiários frustrados
01/06/2023 às 16h19
O benefício de prestação continuada, chamado popularmente como BPC, é um auxílio que o governo oferece a pessoas em situação de deficiência, física ou mental, além de idosos com 65 anos ou mais.
Com o valor do BPC-Loas sendo de um salário mínimo, atualmente definido por lei, ele é transferido todos os meses aos beneficiários que comprovaram precisar de ajuda do governo para suprir suas necessidades básicas, como alimentação, vestuário e saúde.
Contudo, uma alteração nesse benefício acabou deixando os que rebentem o auxílio um tento frustrados, quando souberam que o BPC não dá direito ao décimo terceiro salário.
Por ser semelhante a uma aposentadoria, os beneficiários acreditaram que iriam receber o valor extra, mas foram surpreendidos após o Governo Federal decidir as diferenças que existem entre o BPC e o auxílio do INSS.
É que o INSS(Instituto Nacional do Seguro Social) paga o décimo terceiro, por ser um direito previdenciário, contudo os os beneficiários do BPC-Loas estão dentro da parcela da população que tem direito a um benefício assistencial.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O BPC não é um direito previdenciário
Dada a diferença entre os dois auxílios, o BPC não recebe o décimo terceiro, mas possui outras vantagens como isenção de pagamento de tarifas em transporte público e a possibilidade de acumular o benefício com outros programas sociais, como o bolsa família, por exemplo.
Em suma, o BPC-Loas foi criado para oferecer uma vida digna aos seus beneficiários, sendo essencial para o suporte fundamental às necessidades básicas, como alimentação, saúde e moradia, mas não é considerado um benefício previdenciário.