ATENÇÃO
Alerta geral para aposentados e pensionistas do INSS chega hoje (27/07) com notícia sobre bloqueio de pagamento
27/07/2024 às 9h00
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos principais órgãos do Governo, sendo o responsável pelo pagamento de aposentadoria, pensões e outros benefícios
Dada a enorme quantidade de dinheiro envolvido, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta desafios constantes para combater fraudes, especialmente em um cenário digital cada vez mais enigmático. Para enfrentar essas ameaças, o órgão está adotando diversas medidas de segurança para proteger tanto os beneficiários quanto o sistema como um todo.
Entre as principais ações estão o bloqueio de pagamentos que parecem suspeitos e a suspensão de benefícios que foram identificados como fraudulentos de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios. Um dos golpes mais frequentes é o phishing, onde bandidos enviam e-mails ou mensagens fraudulentas fingindo ser o INSS para conseguir informações pessoais.
Caso receba esse tipo de mensagem acesso o aplicativo Meu INSS para verificar essa informação, ou ligue para 135 (canal de atendimento oficial do órgão). Outra prática recorrente é o roubo de identidade (documento pessoal), que envolve o uso de dados para requerer benefícios de forma indevida.
Desde 2022, as ações de monitoramento do INSS têm se mostrado importantes em identificar e prevenir fraudes. Com o auxílio de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, o órgão conseguiu identificar fraudes estruturadas e bloquear benefícios suspeitos, evitando prejuízos significativos da instituição e responsabilidades fiscais aos usuários que foram vítimas de golpistas.
Enquanto isso, milhares de brasileiros tiveram atrasos devido à ocorrência da Reforma da Previdência, em 2019. Dessa forma, acabaram vendo suas aposentadorias sendo adiadas. Porém, atualmente essa condição pode mudar e muitos trabalhadores que foram lesados na época, podem requerer aos seus benefícios, até mesmo de forma antecipada.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
COMO CONSEGUIR SE APOSENTAR PELO INSS ANTES DA HORA?
Atualmente existem três categorias diferentes de aposentadorias, sendo elas: Aposentadoria Especial, Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga Aposentadoria por Invalidez) e Aposentadoria por Idade. O benefício por tempo de contribuição não existe mais desde 2019. Assim, podendo contar a contribuição somente como requisito das outras formas ou em regras de transição.
Segundo informações do portal oficial do Governo Federal, a idade mínima para se aposentar com o tempo de contribuição, segundo as regras da Reforma, ficou da seguinte forma: Em 2024, 63 anos e meio para homens; e 58 anos e meio para as mulheres. Além de possuir um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
Para conseguir se aposentar antes da idade mínima era necessário contribuir com a Previdência Social antes da Reforma. Nesse caso, soma-se o tempo de contribuição com a idade. Para calcular essa possibilidade é necessário verificar o ‘simulador de aposentadoria’ no aplicativo Meu INSS.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!