Alerta geral do INSS chega hoje (27) sobre bloqueio de pagamento

ATENÇÃO

Alerta geral para aposentados e pensionistas do INSS chega hoje (27/07) com notícia sobre bloqueio de pagamento

27/07/2024 às 9h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Previdência Social (Foto: Reprodução / INSS / Canva)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos principais órgãos do Governo, sendo o responsável pelo pagamento de aposentadoria, pensões e outros benefícios

Dada a enorme quantidade de dinheiro envolvido, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enfrenta desafios constantes para combater fraudes, especialmente em um cenário digital cada vez mais enigmático. Para enfrentar essas ameaças, o órgão está adotando diversas medidas de segurança para proteger tanto os beneficiários quanto o sistema como um todo.

Entre as principais ações estão o bloqueio de pagamentos que parecem suspeitos e a suspensão de benefícios que foram identificados como fraudulentos de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios. Um dos golpes mais frequentes é o phishing, onde bandidos enviam e-mails ou mensagens fraudulentas fingindo ser o INSS para conseguir informações pessoais.

Caso receba esse tipo de mensagem acesso o aplicativo Meu INSS para verificar essa informação, ou ligue para 135 (canal de atendimento oficial do órgão). Outra prática recorrente é o roubo de identidade (documento pessoal), que envolve o uso de dados para requerer benefícios de forma indevida.

Desde 2022, as ações de monitoramento do INSS têm se mostrado importantes em identificar e prevenir fraudes. Com o auxílio de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, o órgão conseguiu identificar fraudes estruturadas e bloquear benefícios suspeitos, evitando prejuízos significativos da instituição e responsabilidades fiscais aos usuários que foram vítimas de golpistas.

Enquanto isso, milhares de brasileiros tiveram atrasos devido à ocorrência da Reforma da Previdência, em 2019. Dessa forma, acabaram vendo suas aposentadorias sendo adiadas. Porém, atualmente essa condição pode mudar e muitos trabalhadores que foram lesados na época, podem requerer aos seus benefícios, até mesmo de forma antecipada.

LEIA TAMBÉM:

Acelere o processo: aprenda a agilizar a liberação dos seus benefícios do INSS

Aplicativo Meu INSS (Foto: Reprodução / Gov)

COMO CONSEGUIR SE APOSENTAR PELO INSS ANTES DA HORA?

Atualmente existem três categorias diferentes de aposentadorias, sendo elas: Aposentadoria Especial, Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga Aposentadoria por Invalidez) e Aposentadoria por Idade. O benefício por tempo de contribuição não existe mais desde 2019. Assim, podendo contar a contribuição somente como requisito das outras formas ou em regras de transição.

Segundo informações do portal oficial do Governo Federal,  a idade mínima para se aposentar com o tempo de contribuição, segundo as regras da Reforma, ficou da seguinte forma: Em 2024, 63 anos e meio para homens; e 58 anos e meio para as mulheres. Além de possuir um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Para conseguir se aposentar antes da idade mínima era necessário contribuir com a Previdência Social antes da Reforma. Nesse caso, soma-se o tempo de contribuição com a idade. Para calcular essa possibilidade é necessário verificar o ‘simulador de aposentadoria’ no aplicativo Meu INSS.

Comunicado do INSS anuncia notícia importante aos idosos! (Foto: Reprodução)

Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.