ATENÇÃO
1º ALERTA GERAL de JULHO para quem está com o CPF SUJO no Serasa por mais de 5 anos
06/07/2024 às 12h00
Ficar com o nome sujo impede o cidadão de obter crédito, além de uma enorme dor de cabeça por receber sempre ligações e mensagens de cobranças
Em meio a um cenário econômico desafiador, muitos brasileiros se veem amarrotados de dívidas que parecem impossíveis de serem quitadas. Estar com o nome sujo no Serasa representa uma baita dor de cabeça, visto que ninguém gosta de ser inadimplente, mas as vezes certas circunstâncias da vida acabam colocando o brasileiro nessa situação.
Porém, o que muitas pessoas ficam em dúvida, é se uma dívida registrada no Serasa há mais de 5,6,7,8,9 e 10 anos podem ser anuladas, abrindo caminho para a recuperação financeira. A possibilidade de anulação de dívidas com mais de 5 anos tem sua base no Código de Defesa do Consumidor e na legislação brasileira sobre prescrição de dívidas.
De acordo com a lei, após esse período, credores perdem o direito de cobrança judicial desses débitos, o que implica na impossibilidade de manter o nome do devedor nos cadastros de inadimplência como o Serasa.
Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos sem ter sido quitada. Isso significa que, após esse período, o consumidor não pode mais ser negativado nos cadastros de proteção ao crédito por essa dívida específica.
Porém, é fundamental entender que mesmo após transcorrido esse prazo, a obrigação ainda pode ser objeto de cobrança de acordo com informações do portal Pronatec. Contrariando a percepção popular, uma dívida não desaparece após 5 anos. Ela permanece existente e sujeita a cobrança. Portanto, é imperativo evitar a inadimplência e, caso esta ocorra, resolver a questão prontamente mediante um acordo.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Mesmo que a obrigação tenha “caducado” ou “prescrito”, as cobranças informais ainda podem ser efetuadas, como chamadas telefônicas, correspondências e outros meios de comunicação solicitando o pagamento. É importante destacar que a prescrição envolve uma série de regras e exceções, variando de acordo com o tipo de dívida e a legislação aplicável.
APÓS SAIR DA SERASA, A DÍVIDA CONTINUA VÁLIDA APÓS 5 ANOS?
Uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua válida. Isso se dá pelo fato de representar uma parcela da relação entre o credor e o devedor que não foi integralmente cumprida. Apesar do nome ficar “limpo”, esse cidadão não conseguirá mais crédito na empresa que ele deixou de pagar, mesmo a dívida tendo mais de 5 anos.
O quanto o score de crédito melhora após a remoção de uma dívida negativada pode variar de acordo com outros elementos do seu histórico financeiro. Portanto, é fundamental estar ciente de que uma dívida com mais de 5 anos ainda pode ser cobrada, mesmo que não resulte em negativação.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!