Alerta! Descubra o número de contas atrasadas que podem resultar no corte de luz

19/08/2023 às 20h00

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Conta de luz chama a atenção dos brasileiros (Foto: Reprodução/Internet)

Saiba quantas contas atrasadas podem resultar no corte de luz e evite ficar no escuro

Você já ouviu falar sobre o recente apagão que deixou 25 estados e o Distrito Federal sem luz? Foi um evento que chamou a atenção em todo o país e deixou muita gente se perguntando: “Quanto tempo atrasado minha conta de luz precisa estar para eu ficar no escuro?”

+ Para impedir golpes, PIX revoluciona medida de segurança e você precisa saber o que fazer para se proteger

Parece que essa é uma dúvida comum que atormenta a mente de muitos brasileiros. Afinal, cerca de 22% das pessoas no Brasil acabam pagando suas contas de luz com um pouquinho de atraso.

A situação é ainda mais intrigante quando consideramos que há um risco não só de ficar no escuro, mas também de perder serviços essenciais oferecidos pela distribuidora de energia.

+ VEJA: Como desbloquear o saldo BLOQUEADO do FGTS

LEIA TAMBÉM:

Agora, você já imaginou que o corte de energia poderia acontecer depois de atrasar apenas uma conta? Pois é, não há um número mágico de contas não pagas que leva ao tão temido corte. A decisão parece estar nas mãos da empresa de energia, e não em um cronômetro rígido.

Corte de luz: será que você está próximo de ficar no escuro? (Foto: Reprodução/Internet)

Corte de luz: será que você está próximo de ficar no escuro? (Foto: Reprodução/Internet)

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece algumas diretrizes, como a notificação prévia aos consumidores com pelo menos 15 dias de antecedência antes do corte.

Curiosamente, o corte também pode ocorrer após 90 dias do vencimento da conta. Mas isso não significa necessariamente que você tem três meses inteiros de folga após o vencimento. Aparentemente, há uma complexidade nessa matemática.

Renegociação de dívidas

E para aqueles que ainda têm dúvidas sobre contas em atraso, aqui vai uma curiosidade interessante: embora não seja uma regra legal, algumas empresas oferecem a chance de renegociar as dívidas pendentes.

+ Receita Federal vai pagar os últimos lotes da restituição do Imposto de Renda; saiba como consultar

Nesse sentido, pode envolver até mesmo um parcelamento em até 12 vezes, evitando assim o indesejado corte. A empresa Enel, por exemplo, tem o costume de negociar diretamente com os clientes em São Paulo. 

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.