Fazer uma bela macarronada de domingo é um costume nacional. Para cozinhar o macarrão, sempre precisamos deixar a massa dentro da água fervente com sal. Muitos colocam óleo, o que é cosiderado um erro, porque os fios do macarrão perdem a aderência quando acrescentamos o molho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então pare desde já de colocar óleo na água do macarrão e verá a diferença acontecer. Mas acredita que, quando escorremos a massa, você não precisa jogar a água quente fora e pode usá-la para outras finalidades? Esse segredinho dos chefs de cozinha chega para você nesse artigo útil.
Nunca mais jogue pelo ralo a água que cozinhou seu macarrão (Foto: Reprodução/ FreePik)
LEIA TAMBÉM!
A água em que o macarrão é cozido fica turva por conta do amido que é liberado pela massa, e para quem não sabe, o amido age como aglutinante e forma uma emulsão com gorduras. Essa água rica em nutrientes pode ser usada para fazer o molho da sua macarronada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É muito costumeiro já ir preparando o molho do macarrão enquanto ele cozinha em outra panela. Mas essa dica é a melhor de todas, pois você deve primeiro cozinhar a massa e utilizar um pouco dessa água no cozimento do seu molho de tomates.
Faça molhos incríveis com a água do macarrão que é rica em amido (Foto: Reprodução/ FreePik)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O molho da sua macarronada vai ficar muito mais cremoso, saboroso e aderir melhor à massa do macarrão exatamente pelo amido liberado na água. Então não jogue mais essa água preciosa do cozimento fora e a reutilize para ter um prato muito mais refinado e igual aos dos restaurantes renomados.
Tenha uma macarronada incrível e mais saborosa com esse truque da água do cozimento (Foto: Reprodução/ FreePik)
A água do cozimento do macarrão serve para quê?
Além de dar aderência à massa através do molho feito com a água rica em amido, essa mesma água do cozimento do macarrão ainda serve para regar plantas, adicionar a sopas e ensopados, incorporar na massa de pizza e pães e até para lavar louças.