AGORA! Seu FGTS pode aumentar! Saiba como

03/10/2023 às 19h19

Por: Vinicius Carvalho
Imagem PreCarregada
FGTS (Reprodução/Internet)

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito assegurado aos trabalhadores brasileiros e tem como finalidade proteger o empregado em situações específicas, como a demissão sem justa causa. Atualmente, o FGTS passa por um ajuste anual de 3%, com base na Taxa Referencial (TR), que é um modelo de juros adotado desde os anos 90. No entanto, uma decisão prevista para o próximo dia 18 de outubro no Supremo Tribunal Federal (STF) pode modificar o rendimento do benefício, aproximando-o do rendimento da poupança, que atualmente é de 0,6% ao mês.

No mencionado dia 18 de outubro, o STF avaliará uma ação movida pelo partido Solidariedade que questiona o modelo de reajuste do FGTS. De acordo com a ação, o rendimento do FGTS não deve ser inferior ao rendimento da poupança, que é usado como referência para diversos investimentos no país. Atualmente, o rendimento da poupança é de 0,6% ao mês, enquanto o benefício é ajustado anualmente a uma taxa fixa de 3%.

Até o momento, dois ministros já se manifestaram a favor da mudança. Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin argumentam que o FGTS deve ter uma correção que não fique abaixo do rendimento da poupança, proporcionando, assim, um retorno maior aos trabalhadores. Se a maioria dos ministros votar favoravelmente à alteração, o rendimento do benefício poderá ser equiparado ao rendimento da poupança.

ESPORTE Vazou: Everton Ribeiro tem conversa a portas fechadas com Tite no Flamengo 03/10/2023 às 16h58 (ig.com.br)

Novidade sobre FGTS

Trabalhadores comemorando o FGTS (Foto: Reprodução / Internet)

Trabalhadores comemorando o FGTS (Foto: Reprodução / Internet)

As implicações da possível mudança: Caso a alteração seja aprovada pelo STF, o rendimento do FGTS poderá registrar um aumento significativo. Enquanto o reajuste atual é de apenas 3% ao ano, o rendimento da poupança em 2022 chegou a 7,9% no acumulado do ano. Isso significa que os trabalhadores que mantêm recursos no FGTS poderão obter um retorno mais substancial e atrativo.

LEIA TAMBÉM:

Ademais, o rendimento do FGTS influencia diretamente a rentabilidade de outros investimentos, como os financiamentos imobiliários. Atualmente, a taxa de juros do FGTS é utilizada como referência para o cálculo dos juros dos financiamentos habitacionais. Com um rendimento mais elevado do FGTS, os financiamentos poderão apresentar taxas de juros mais baixas, tornando a aquisição de moradia mais acessível para a população.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.