- Agora: CRUEL notícia para quem é MEI e está devendo à Receita

Agora: CRUEL notícia para quem é MEI e está devendo à Receita Federal

20/09/2023 às 21h20

Imagem PreCarregada
MEI: sofre mudanças e milhares de brasileiros podem receber aposentaria (Foto: Reprodução)

A partir de setembro de 2023, Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem débitos junto à Receita Federal (RFB) e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) podem receber Comunicados de Exclusão do Simples Nacional, juntamente com os Relatórios de Pendências correspondentes.

Além disso, nos próximos meses, os MEI que não apresentarem a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) por um período superior a 90 (noventa) dias após o vencimento do prazo de entrega podem ter sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) considerada inapta, devido à omissão na entrega da declaração.

AGORA: Mancha Verde envia recado pesado a Leila no Palmeiras (ig.com.br)

A falta de regularização dos débitos por parte dos MEI acarreta diversas consequências, tornando, portanto, importante a regularização de sua situação fiscal.

MEI tem que se atentar

Aplicativo da Receita Federal (Imagem: Reprodução)

Aplicativo da Receita Federal (Imagem: Reprodução)

A existência de pendências financeiras pode resultar na exclusão do Simples Nacional Os Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem dívidas junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) receberão NOTIFICAÇÕES DE EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL, juntamente com uma lista de pendências, a partir de setembro/2023.

Leia também:

Oscar se aproxima de assinar com colosso do futebol nacional (ig.com.br)

Em caso de exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará válido, porém perderá o privilégio de pagamento de impostos em quantias mensais fixas e estará sujeito às normas de cálculo com base no lucro real ou presumido.

NOTÍCIAS Novidade: MEI sofre mudanças e milhares deixam de ser Microempreendedor Individual; veja detalhes (ig.com.br)

Deixar de submeter a DASN-Simei pode resultar na declaração de inaptidão do MEI: O MEI que negligenciar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) por mais de 90 (noventa) dias após o vencimento do prazo de entrega pode ter sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) declarada inapta.

Destaque
MEI
Microempresa
Receita Federal

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.