Agora: CRUEL notícia para quem é MEI e está devendo à Receita Federal
20/09/2023 às 21h20

A partir de setembro de 2023, Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem débitos junto à Receita Federal (RFB) e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) podem receber Comunicados de Exclusão do Simples Nacional, juntamente com os Relatórios de Pendências correspondentes.
Além disso, nos próximos meses, os MEI que não apresentarem a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) por um período superior a 90 (noventa) dias após o vencimento do prazo de entrega podem ter sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) considerada inapta, devido à omissão na entrega da declaração.
AGORA: Mancha Verde envia recado pesado a Leila no Palmeiras (ig.com.br)
A falta de regularização dos débitos por parte dos MEI acarreta diversas consequências, tornando, portanto, importante a regularização de sua situação fiscal.
MEI tem que se atentar

Aplicativo da Receita Federal (Imagem: Reprodução)
A existência de pendências financeiras pode resultar na exclusão do Simples Nacional Os Microempreendedores Individuais (MEI) que possuem dívidas junto à Receita Federal do Brasil (RFB) e/ou à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) receberão NOTIFICAÇÕES DE EXCLUSÃO DO SIMPLES NACIONAL, juntamente com uma lista de pendências, a partir de setembro/2023.
Leia também:

Rede tão popular quanto o Mcdonald’s pede falência e fecha 500 lojas

R$11,28B em dívidas: Rival da GOL apela contra falência em país após se afundar em rombo

Lei trabalhista libera saque de R$607 além do 13º à lista de CLTs
Oscar se aproxima de assinar com colosso do futebol nacional (ig.com.br)
Em caso de exclusão do Simples Nacional, o CNPJ continuará válido, porém perderá o privilégio de pagamento de impostos em quantias mensais fixas e estará sujeito às normas de cálculo com base no lucro real ou presumido.
Deixar de submeter a DASN-Simei pode resultar na declaração de inaptidão do MEI: O MEI que negligenciar a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) por mais de 90 (noventa) dias após o vencimento do prazo de entrega pode ter sua inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) declarada inapta.
Autor(a):
Vinicius Carvalho
Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.