Um dos elementos mais comuns na gastronomia é o óleo, seja ele de origem vegetal ou proveniente de gordura natural. No entanto, há bastante tempo é sabido que certos tipos de óleos podem ser prejudiciais para a saúde. Em contrapartida, o azeite de oliva apresenta um efeito oposto e pode até ser vantajoso.
Diversos estudos acadêmicos demonstraram que o consumo de azeite pode proporcionar benefícios, contanto que se respeitem quantidades moderadas. No entanto, o que poucos estão cientes é que existe um tipo específico do produto que tende a ser mais salutar do que os demais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o azeite de oliva mais benéfico para a saúde? Uma pesquisa realizada por cientistas espanhóis evidenciou que o azeite de oliva virgem pode ter um impacto positivo na saúde das pessoas. Neste caso, esses efeitos podem ajudar a diminuir o risco de óbito devido a câncer e doenças cardiovasculares.
Os resultados foram obtidos a partir da avaliação da saúde de 12.161 indivíduos que seguiam a Dieta do Mediterrâneo. Esta dieta é baseada principalmente em frutas, cereais, oleaginosas, vegetais e azeite de oliva.
Foram coletados dados de 2008 até 2019, ou seja, durante um período de 11 anos de medições de saúde. Foram registradas 143 mortes devido a problemas cardiovasculares e 146 devido a câncer.
LEIA TAMBÉM!
Situação de Soteldo no Santos deixa a torcida festejando
Azeite de oliva é fundamental na mesa
Azeite de oliva (Imagem: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Análise e forma de consumo: Os 11 anos de análises mostraram que o consumo moderado de azeite de oliva virgem e cru (sem ser aquecido) pode ser vantajoso. Neste caso, há a possibilidade de reduzir pela metade as chances de falecer por problemas cardíacos e vasculares.
Além disso, este tipo de azeite contribui para impedir a morte celular e a formação de tumores no corpo. Assim, ele pode ser um dos ingredientes que auxilia na proteção do organismo contra possíveis tumores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As maneiras mais recomendadas de consumir o azeite de oliva incluem:
- Utilizá-lo como tempero para saladas;
- Adicioná-lo a molhos e massas;
- Sempre consumi-lo cru, sem refogar ou aquecer, mantendo-o em temperatura ambiente;
- A quantidade máxima diária recomendada é de até 2 colheres de sopa.
Vale ressaltar que o estudo é preliminar e deve servir como base para futuras pesquisas e análises sobre o assunto.