Bancos querem evitar que seus clientes caiam no golpe
As agências bancárias passaram a alertar os cidadãos em relação a um golpe que foi verificado recentemente, trata-se do Golpe da Mão Fantasma. Nesse tipo de golpe, os bandidos se passam por funcionários do banco e entram em contato com os clientes por meio do telefone e acabam convencendo o usuário a instalar um aplicativo no aparelho celular.
Os criminosos usam de várias abordagens para enganar os clientes dos bancos, como de que a conta foi invadida, clonada, que existem movimentações suspeitas, entre outros tipos de artimanhas. Em seguida, dizem que vai enviar um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Bancos voltam a oferecer consignado do BPC; confira os juros
Assim, caso o aplicativo venha a ser instalado, o criminoso passa a ter acesso remoto no celular da vítima, podendo visualizar dados e senhas. É muito importante ressaltar que os golpistas conseguem mascarar o número do telefone, dando a impressão de que a ligação é legítima.
Dessa maneira, as instituições financeiras estão enfatizando que não realizam esse tipo de ligações para os clientes e não solicitam que eles baixem nenhum tipo de aplicativo. Também dizem que não ligam pedindo senha e nem o número do cartão ou ainda para que o cliente faça uma transferência ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar um problema na conta.
LEIA TAMBÉM!
+ A função PIX vai passar por mudanças e você precisa ficar em alerta
As agências ainda orientam a população a redobrar a atenção e, que caso recebam esse tipo de ligação, não forneçam dados pessoais ou bancários. É recomendado que o cliente se dirija até à instituição financeira para esclarecer qualquer tipo de dúvida ou informar sobre a tentativa de golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que os bancos possuem mecanismos de segurança eficientes para proteger os clientes, porém, é necessário que a população esteja ciente dessas práticas fraudulentas e tome precauções para evitar ser vítima dos golpes.
Cuidado com o Golpe da Mão Fantasma (Imagem: Reprodução)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
