Aditivo essencial na fabricação de doces acaba de ser proibido depois de ser descoberto risco de câncer

17/10/2023 às 20h33

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Doces industrializados (Imagem: Reprodução)

Uso de aditivo pode provocar câncer e proibição acaba sendo feita

Gavin Newsom, governador da Califórnia, acabou de assinar uma nova lei nesta semana, a mesma promete abalar as estruturas da indústria alimentícia no país. De acordo com a lei, fica proibido o uso de corante vermelho nº 3 e outros aditivos alimentares que são potencialmente prejudiciais.

Com essa decisão, a Califórnia se tornou o primeiro estado do país a proibir o uso de um dos corantes mais utilizados na fabricação de doces e bebidas. Conhecido como Lei de Segurança Alimentar da Califórnia, o Assembly Bill 418 proíbe tanto a fabricação quanto a venda ou distribuição de produtos alimentícios que possuam o corante nº 3 em sua fabricação.

+ Urgente: CadÚnico tem mudanças que afetam diretamente Bolsa Família

Além dele, é proibido também o uso de bromato de potássio, óleo vegetal bromado e propilparabeno. Ao todo, quase 3 mil produtos usam o corante vermelho nº 3 em sua lista de ingredientes, incluindo os doces Skittles e Nerds. Eles usam ainda produtos instantâneos de batata e arroz, misturas para bolos, shakes de proteínas, entre vários outros alimentos.

Segundo Newsom “assinar isso como lei é um passo positivo em relação a esses quatro aditivos alimentares até que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) revise e estabeleça níveis nacionais de segurança atualizados para esses aditivos”.

LEIA TAMBÉM:

Porém, o projeto de lei só vai entrar em vigor em 2027, ou seja, “um período significativo para as marcas revisarem suas receitas para evitar esses produtos químicos nocivos”, conforme acrescentou o governador da Califórnia.

+ Saiu nessa terça-feira (17): Notícia animadora chega para aposentados do INSS sobre aumento

Mas, em contrapartida, a National Confectioners Association afirmou que a decisão vai acabar com a confiança do consumidor e vai criar uma confusão em relação à segurança alimentar.

Finalizando, por conta do tamanho da economia da Califórnia, é bem provável que a lei afete todo o país, não apenas o estado. “É improvável que os fabricantes produzam duas versões de seus produtos. Uma para ser vendida na Califórnia e outra para o resto do país”, afirmou a Consumer Reports em nota divulgada.

Doces industrializados (Imagem: Reprodução)

Doces industrializados (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.