Atenção: Abono salarial PIS/PASEP 2024: O que esperar e como reivindicar o benefício
25/10/2023 às 12h59
O saque do abono salarial é um direito do trabalhador e os brasileiros devem estar atentos para não perder o prazo para recebê-lo
Com o encerramento dos pagamentos do ano-base 2021, a atenção dos brasileiros se volta para o Abono Salarial PIS/PASEP de 2024, referente ao ano-base 2022. Os trabalhadores estão ansiosos para saber como ficará o levantamento desse direito no próximo ano.
Devido à crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, o pagamento relacionado ao ano-base 2020 foi adiado para 2021. Os recursos originalmente destinados a esse fim foram realocados como uma medida de emergência para enfrentar a crise sanitária.
Com essa mudança, o pagamento do ano-base 2020 ocorreu em 2022, levando, por consequência, ao início dos pagamentos do ano-base 2021 em fevereiro de 2023. Portanto, tudo indica que o pagamento referente ao ano-base 2022 só ocorrerá em 2024.
Quem tem direito
Para ser elegível ao Abono Salarial, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/PASEP por, no mínimo, cinco anos, ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias com remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base e ter seus dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Os trabalhadores podem verificar seu direito ao saque por meio do site do governo federal, da Carteira de Trabalho Digital ou ligando para a central Alô Trabalhador, no telefone 158, que está à disposição para fornecer informações.
O valor do abono é proporcional ao tempo de serviço com registro em carteira no ano-base. Cada mês trabalhado equivale a uma fração de R$ 101, sendo que períodos iguais ou superiores a 15 dias contam como um mês completo.
O valor a ser pago é calculado com base no salário mínimo vigente em 2023, que é de R$ 1.302,00. Os trabalhadores que tiveram emprego formal durante os 12 meses do ano-base recebem o valor total do salário mínimo.
Como sacar
Os trabalhadores que possuem o Cartão do Cidadão podem efetuar o saque nas lotéricas ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, ou então comparecer a uma agência da Caixa com um documento oficial com foto. Aqueles que possuem conta na Caixa podem receber o valor diretamente por meio do Internet Banking.
No caso do PASEP, o pagamento pode ser feito diretamente na conta corrente ou poupança dos clientes do Banco do Brasil. Para os que desejam receber o benefício em outro banco, é possível solicitar a transferência por meio do site ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.