Arrume!
Inconsistência, erros, irregularidades: Saiba como arrumar TUDO para receber o ABONO PIS/PASEP 2024
16/08/2024 às 9h40
O abono salarial é um benefício destinado os trabalhadores dos setores públicos e privados. O bônus pode chegar ao valor de até um salário mínimo (R$ 1.412). Os pagamentos do PIS/PASEP estão em sua sétima rodada em agosto de 2024. Mas você sabe realmente se têm direito a um deles?
O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP aos servidores públicos, desde que estes cumpram certos critérios dos programas que garante o abono salarial: Não pode receber acima de dois salários mínimos, inscritos há 5 anos nos programas e ter trabalhado mínimo de 30 dias no ano-base.
Para que os beneficiários se informem mais sobre o PIS/PASEP, eles devem consultar informações sobre o banco de recebimento, datas e valores, incluindo dos anos anteriores, através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.
De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho(MT), somente em 2024 serão um total de 24,8 milhões de trabalhadores contemplados com o PIS/PASEP, sendo 21,9 milhões deles da iniciativa privada e os outros 2,9 milhões do serviço público.
Para acesso garantido ao PIS/PASEP 2024, é essencial que a inscrição do trabalahdor esteja sem erros ou inconsistências de dados. Erros frequentes são os do CPF com numeração incorreta, divergências no nome registrado ou informações desatualizadas, seja endereço ou estado civil, por exemplo.
Para que esses erros sejam identificados, deve-se fazer a consulta do extrato do PIS/PASEP. Isso pode ser feito pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo site oficial da Caixa Econômica Federal (CEF). Também se pode acessar o aplicativo Meu INSS para constatar possíveis erros de dados pessoais.
Com os dados atualizados devidamente, não haverá possibilidade de não recebimento do abono salarial. Caso tenha dúvidas maiores sobre seus direitos, consulte do RH da sua empresa para maiores informações, até porque os empregadores devem encaminhas certos dados seus ao PIS/PASEP, que garantem o bônus extra anual.
LEIA TAMBÉM:
● Trabalhadores podem garantir pagamento extra de R$ 1.412; veja se recebe
● Consulta do PIS com CPF pode ser feita de forma rápida e prática; veja como
● PIS esquecido é liberado! Veja se você tem direito a sacar o benefício
O que faço se não conseguir corrigir meus dados do PIS/PASEP?
Após tentar fazer a correção pelos meios mencionados, como sites e aplicativos da Caixa e Meu INSS, e istonão for resolucionado, o erro poderá estar atrelado ao cadastro realizado pela empresa em que trabalha, por isso é necessário o contato com o departamento de recursos humanos para que as inconsistências sejam corrigidas e te garantam o abono salarial.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.