Atenção motoristas: Abastecer o carro de forma inadequada pode gerar multa de até 1 milhão; Entenda melhor
11/01/2024 às 12h09
Um Projeto de Lei prevê penalidade para os condutores que vão ao posto de gasolina e pedem ‘chorinho’ do combustível
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que gera multa no caso dos motoristas que abastecerem seus carros acima do recomendado na bomba do posto de gasolina.
+Retire imediatamente: Esses aplicativos podem estar acabando com a bateria do seu celular
Ao completar o tanque de combustível do veículo, as bombas dos postos possuem uma trava de segurança e é normal pedir para completar após ela acionar.
Logo, assim que a trava automática travar, não será mais possível colocar mais combustível no carro, sob a possibilidade de ser punido caso essa infração seja cometida.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A medida obriga também os postos a instalarem placas ou cartazes informando sobre a nova proibição. Em caso de descumprimento da medida, a multa prevista para os comerciantes poderá variar entre R$ 20 mil a R$ 1 milhão.
Motivos
De acordo com o Deputado Luiz Lima, essa nova Lei tem como objetivo a segurança, pois essa ação, que até hoje era muito comum, encharca os filtros de combustível do veículo.
+Dica preciosa: Revelado qual corte é ideal para tipo de cabelo e para cada estilo de rosto
Com isso, pode produzir gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e causar danos à saúde de todos. Além disso, outro risco da prática é aumentar consideravelmente o risco de explosões nos postos. Exceder o limite também pode fazer com que o combustível vaze do tanque, o que mancha a tintura do veículo.
Vale ressaltar que a lei ainda não foi aprovada e agora segue segue para análise, em caráter conclusivo, das comissões de Desenvolvimento Econômico; de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.