A função PIX vai passar por mudanças e você precisa ficar em alerta
17/09/2023 às 12h41
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central em 2020, tem sido um sucesso no Brasil. Ele permite que os brasileiros façam pagamentos e transferências de forma rápida e conveniente por meio de seus smartphones.
Essa inovação financeira trouxe muitos benefícios para o mercado brasileiro, incluindo a redução de taxas de transação, estimulando um aumento no consumo e no número de transações.
O PIX desempenhou um papel essencial durante a pandemia de COVID-19, incentivando o distanciamento social e a redução do uso de dinheiro em espécie. Essa mudança de hábito foi fundamental para conter a propagação do vírus.
Além disso, o serviço democratizou o acesso ao sistema financeiro para muitas pessoas, tornando-se um atrativo para a abertura de contas em bancos, especialmente os digitais. Isso se deve principalmente à ausência de taxas para transações de pessoas físicas, o que beneficia aqueles que fazem transferências bancárias com frequência.
Atenção: Caixa faz anúncio especial e autoriza saque inesperado de mais de R$ 6 mil para brasileiros
LEIA TAMBÉM:
● Apagou ou perdeu? Recupere Fotos do Celular com este Aplicativo
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
Seguro-Desemprego 2024: confira os valores e critérios para a solicitação do benefício
O Banco Central está empenhado em aprimorar ainda mais o sistema PIX com quatro mudanças importantes:
PIX Automático: Essa funcionalidade possibilitará pagamentos automáticos usando o PIX. Isso será útil para pagar contas mensais e serviços de assinatura, evitando atrasos e beneficiando quem faz e quem recebe os pagamentos.
PIX em pedágios e transporte público: A integração do PIX em pedágios e sistemas de transporte público tornará as viagens mais convenientes, eliminando a necessidade de dinheiro físico e agilizando o processo de pagamento.
Notícia bombástica! Rede de lojas queridinha nos shoppings encerra operações e fecha suas portas
PIX parcelado: O PIX parcelado permitirá que os pagamentos sejam divididos, semelhante ao parcelamento com cartões de crédito, evitando taxas de juros mais altas para quem não tem limites de crédito elevados.
PIX sem internet: O PIX poderá ser usado mesmo em áreas com conectividade limitada ou nula, usando tecnologias como NFC, biometria ou Bluetooth, tornando os pagamentos acessíveis em regiões remotas.
Essas mudanças têm o potencial de tornar o serviço ainda mais versátil e conveniente, promovendo uma revolução contínua no cenário financeiro do Brasil. Elas refletem o compromisso do Banco Central em melhorar o sistema PIX para atender às necessidades diversas dos usuários.
Nubank está disponibilizando vagas de trabalho home office; veja os requisitos
Autor(a):
Victor Silva
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!