Sucessora de Pantanal, novela Travessia abordará deepfake

27/07/2022 às 8h04

Por: Felipe Cicuti
Imagem PreCarregada
Travessia: Brisa tem grande segredo desvendado: 'Não vou mentir' Foto: Reprodução

A novela que irá substituir Pantanal, Travessia abordará temas bem diferentes do que tem sido tratado até o momento nos folhetins contemporâneos. O ponto de partida da trama escrita por Glória Perez será algo que vem sendo motivo de polêmicas, principalmente no campo político, deepfake (termo utilizado para manipulação de vídeo e áudio com inteligência artificial). A novela está prevista para iniciar em outubro deste ano.

Eliana revela segredo sobre amizade com Xuxa e Angélica: “Nos ajudou”

A personagem de Lucy Alves em Travessia tem o nome de Brisa e será diretamente afetada com essa ação. Um grupo de jovens, em Portugal, faz uma montagem de brincadeira, sem pensar o quanto a dona da imagem usada pode ser prejudicada. Em outro lado do mundo, no interior do Maranhão, a foto irá transformar de maneira radical a vida dela. A jovem precisará percorrer uma longa trajetória para limpar sua imagem e recuperar a sua vida.

Cantora Anitta foi alvo de deepfake em vídeo expositivo, Foto: Reprodução/Internet

Cantora Anitta foi alvo de deepfake em vídeo expositivo, Foto: Reprodução/Internet

O assunto é extremamente atual e o mais recente caso que ocorreu foi com a cantora Anitta, A cantora foi vítima de um vídeo que começou a circular nas redes sociais que mostra uma mulher fazendo sexo oral em um homem com a legenda “Anitta sem falar é melhor”. A artista foi alvo de um vídeo usando deepfake. Em nota enviada ao Gshow, a equipe da cantora afirmou que essa é uma “atitude criminosa”.

Apresentadores do Fantástico são tirados do ar às pressas e reformulação na Globo vem à tona

LEIA TAMBÉM:

“Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra. Neste caso, muito mal feito, por sinal”, declarou. Bruno Sartori, jornalista e especialista em casos de deepfake, usou as redes sociais para se pronunciar sobre o caso. “Tem circulado um vídeo que usa deepfake para inserir o rosto da Anitta no lugar de outra mulher. A gente sabe bem o motivo. Provavelmente é o primeiro conteúdo desse tipo a ganhar repercussão e que foi criado com a intenção de enganar e prejudicar”, escreveu ele.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.