Debates em risco: Lula e Bolsonaro se unem em boicote à Globo e dão cano em entrevistas
23/07/2022 às 10h21
Lula e Bolsonaro possuem ponto em comum.
Pode parecer piada, mas é verdade! Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), rivais políticos chegaram a um consenso: os dois candidatos com mais chances de vencerem as Eleições 2022 estão boicotando a Globo.
Tanto Lula, quanto Bolsonaro estão declinando de convites de sabatinas feitas pela Globo aos pré-candidatos. Após deixarem de participar das conversas conduzidas por Renata Lo Prete no podcast O Assunto no último mês, os dois rivais também vão dar o cano em um programa da GloboNews.
O Central das Eleições, que começa nesta segunda (25), vai entrevistar, nesta ordem, Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Ciro Gomes (PDT). Até quarta (27), cada um deles será entrevistado em um dia que foi definido por sorteio.
Lula e Bolsonaro não responderam ao convite feito pela Globo e não participarão, de acordo com informações do Notícias da TV. As sabatinas serão longas e ao vivo, com previsão de duas horas e 45 minutos de duração.
LEIA TAMBÉM:
● Após polêmica sobre traição, Lucas Lima vai às redes sociais defender Sandy : “Tudo resolvido”
● Gabigol no Corinthians: presidente afirma que jogador tem “a cara do Timão”
● Marcos Mion é dono de uma verdadeira fortuna de deixar qualquer um de boca aberta
A emissora carioca explicou que foi feito um sorteio para definir a ordem e as datas das entrevistas no último dia 28, com representantes do PT, do PDT, do MDB. O PL também foi convidado para essa reunião, mas não enviou representante.
“Todos os representantes das cinco candidaturas foram informados do prazo final para confirmação de presença na série de entrevistas: 6 de julho. As assessorias do presidente Jair Bolsonaro, do PL, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, não deram retorno”, informou a Globo, em nota.
BOICOTE
Lula e Bolsonaro já tinham recusado uma conversa com Renata Lo Prete no podcast O Assunto e, conforme informou o Notícias da TV, existe um pânico na Globo que eles não topem ser entrevistados pelo Jornal Nacional, em programas previstos para serem exibidos a partir de 22 de agosto.
Em 31 de maio, durante entrevista para um programa de rádio, o atual presidente, Jair Bolsonaro declarou que ainda não sabia se iria participar dos debates do primeiro turno por entender que seria o “saco de pancadas” dos demais candidatos.
“Do segundo turno vou participar. Do primeiro turno a gente pensa. Os outros dez candidatos vão querer dar pancada em mim. Vamos analisar isso aí. As perguntas tinham que ser alinhadas com quem realiza o debate para evitar baixar o nível”, explicou Bolsonaro.
Já Lula também deu a entender que não participaria de debates que Bolsonaro não estivesse presente. No início de 2022, o ex-presidente defendeu que o número de eventos fosse reduzido ao longo da campanha e que não pretendia estar presente em todos.
“Eu acho que tem que ter um pool de TVs para fazer dois ou três debates, porque não dá para atender cada TV, rádio, rede social, assim a gente se tranca no estúdio. Os debates são importantes para que a sociedade possa fazer a avaliação de que tipo de candidato ela deseja”, justificou Lula.
DEBATE DA GLOBO CORRE RISCO
O debate da Globo está previsto para fechar a campanha do primeiro turno conforme tradição e deve acontecer em 29 de setembro, a três dias das eleições. A emissora teme em não poder contar com os principais candidatos nas pesquisas eleitorais.
É a primeira vez que a Globo vê o seu desprestigio perante aos políticos. Lula considera que a emissora o massacrou quando ele foi “preso político” e a Vênus Platinada também faz duras críticas ao Governo Bolsonaro. Vamos aguardar!
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!