Programa da Globo engana público, escandaliza e farsa é escancarada: “Era mentira”

23/06/2022 às 10h06

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Apresentador da Globo caiu no choro ao vivo no É de Casa (Foto: Reprodução)

Globo estreou na TV aberta em 1965 e conseguiu se destacar dentre as demais, tornando-se a líder de audiência no país. Entretanto, até chegar neste lugar de prestígio, a emissora carioca já escandalizou e mentiu para o público, após uma brincadeira que repercutiu.

+Neto causa no Donos da Bola, Denílson é envolvido em segredo e pede para deixar o ar: “Termina que é melhor”

Em 1970, antes que qualquer outro canal fizesse, a Globo protagonizou uma brincadeira com os telespectadores que é tida como a mais antiga trollada que se tem conhecimento em rede nacional.

Segundo o site TV História, o ato foi realizado no programa Alô Brasil, Aquele Abraço, comandado por Maria Cláudia José Augusto Branco. A extinta atração estreou em 1969 e era exibida às terças-feiras, na faixa noturna da Globo. No programa, era exibida uma competição entre os diversos estados brasileiros, com apresentações musicais e números de circo, onde cada região tinha seus representantes. A votação ocorria pelo público através do telefone ou de cartas.

+Douglas Silva aproveita com família espetáculo da Disney no Rio

LEIA TAMBÉM:

Desse modo, diante ao desgaste do formato, a Globo resolveu fazer uma brincadeira dentro da atração, no ano de 1970. Na ocasião, foi levado ao ar uma transmissão supostamente feita da Itália. O fato é que os apresentadores e artistas surgiram embarcando em um avião e anunciando atrações italianas.

No fim do Alô Brasil, Aquele Abraço, deste dia que entrou para a história, não foi dito aos telespectadores que aquilo se tratava de uma brincadeira, ou seja, o público foi literalmente enganado.

José Augusto Branco, Arlete Salles e Lúcio Mauro, em Alô Brasil, Aquele Abraço - Foto: Reprodução

José Augusto Branco, Arlete Salles e Lúcio Mauro, em Alô Brasil, Aquele Abraço (Foto: Reprodução)

Mas a revista Veja descobriu a verdade e escancarou a mentira do programa da Globo, em meio a repercussão do programa. Segundo a revista, a exibição “era uma mentira” e havia sido gravada no Brasil, sem viagem alguma à Itália.

Boni, ex-diretor da emissora e pai de Boninho, precisou esclarecer tudo, revelando que tudo se tratava apenas de divulgações: “Foi uma brincadeira para encaixar gravações de shows da Rádio Televisão Italiana [RAI], com a qual temos um acordo”, disse ele. Após a falsa viagem, o Alô Brasil, Aquele Abraço sobreviveu por mais de um ano apenas, ficando no ar até 1971.

Alô Brasil, Aquele Abraço - Foto: Reprodução

Alô Brasil, Aquele Abraço (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.