Quebra-pau: Bastidores de Pantanal quase vira tragédia por divergências artísticas: “Encher de porrada”
19/06/2022 às 9h33
Briga generalizada quase termina em tragédia em Pantanal.
Pantanal atualmente é o produto de maior audiência da TV Brasileira e segue fazendo o maior sucesso no horário nobre da Globo. Como se sabe, a trama é um remake assinada por Bruno Luperi baseada na obra original de Benedito Ruy Barbosa e exibida pela extinta TV Manchete em 1990.
Acontece que Benedito não escreveu propriamente a sinopse para a extinta TV Manchete. Contratado na época pela Globo, ele ofereceu a trama para a emissora carioca. Porém, o projeto foi recusado.
Em meados dos anos 1980, o autor Benedito Ruy Barbosa apresentou a saga de Juma Marruá para a Vênus Platinada, que até se interessou em um primeiro momento. O escritor queria mostrar as belezas naturais das planícies alagadas e para isso, era necessário gravar na região pantaneira.
Porém, a direção da Globo acreditava ser inviável produzir uma novela no local. Confiante de que o projeto seria um sucesso, Benedito insistiu e a emissora carioca até autorizou um estudo da região e escalou o escritor e os diretores Herval Rossano e Atílio Riccó para irem para o Mato Grosso do Sul.
LEIA TAMBÉM:
● Veja suas novelas preferidas pelo celular
● Conheça as melhores tendências de 2024 de cortes de cabelo para cacheadas e crespas
● Atenção: Não use mais esses 5 penteados para não ficar fora da moda e ficar com aparência ultrapassada
De acordo com informações do site Teledramaturgia, do colunista Nilson Xavier, a viagem ao Pantanal foi tensa, pois o autor se desentendeu com os que seriam diretores da trama.
VIAGEM QUASE VIRA UMA TRAGÉDIA
Como viajaram até o Pantanal em uma época com fortes chuvas, o autor e os diretores encontraram um ambiente pouco atrativo para a produção do folhetim, principalmente porque Herval Rossano e Atílio Riccó não acreditavam que seria possível gravar uma novela no local.
Com os desentendimentos, Benedito Ruy Barbosa quase saiu na porrada com Herval Rossano dentro do jatinho fretado pela Globo para levá-los até a região pantaneira. O clima ficou tão tenso que até o voo teve uma pequena instabilidade e por pouco essa aventura não terminaria em uma verdadeira tragédia.
“Eu queria encher ele de porrada”, declarou Benedito Ruy Barbosa ao livro Biografia da Televisão Brasileira. Mesmo sendo um grande incentivador de sua obra, o veterano não conseguiu emplacar Pantanal na Globo.
Chateado com a emissora, ele pediu demissão, principalmente porque a Globo sugeriu que ele fizesse alterações no folhetim e utilizasse uma fazenda em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Até mesmo uma sugestão de uma novela para minissérie chegou a ser ventilada na época, o que desagradou por completo o veterano.
Com a recusa da Globo, Benedito Ruy Barbosa foi para o SBT e Manchete oferecer o projeto de Pantanal e como se sabe, a trama acabou sendo produzida pela emissora extinta no ano de 1990 que apostou alto no folhetim que rendeu bons frutos para a TV de Adolpho Bloch.
32 anos depois, a Globo se redimiu e atualmente exibe o remake de Pantanal, que vem em uma boa hora, onde o público estava sedento de uma boa história no seu horário nobre, após vários fracassos na faixa.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!