CBF fica aliviada com volta da Libertadores para a Globo
26/05/2022 às 9h44
Não está escondido nos bastidores da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a felicidade com o retorno da Libertadores para a emissora Globo nas transmissões em 2023. O canal de Silvio Santos, SBT havia mudado o dia de exibição dos jogos para as noites de terça, o que prejudicava o calendário dos torneios segundo a entidade. É vista com bons olhos a volta dos jogos para as quartas-feiras.
Sucesso em Pantanal, Isabel Teixeira relata emoção com Maria Bruaca: “Sentei no chão e chorei”
Foi apurado pelo Notícias da TV que a torcida nos bastidores da CBF a favor da Globo vinha principalmente da direção de competições da organização, atualmente comandada por Júlio Avelar, ex-executivo da Fifa. Até mesmo o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, tinha interesse na mudança, vendo como positivo o retorno da competição para o maior conglomerado de mídia do Brasil.
A entidade teve que mexer no calendário do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil por conta da mudança de jogos para as terças-feiras. Com exemplo de grandes times como Palmeiras e Flamengo, ficaram impossibilitados de terem jogos no torneio nacional agendados para o domingo, quando tivessem compromisso na terça seguinte da Libertadores. Por conta disso, jogos importantes precisaram ser remanejados para o sábado.
LEIA TAMBÉM:
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
Os times precisam resguardar um período de 66 horas entre um jogo e outro afim de evitar desgastes físicos, por regra feita em parceira pela CBF e CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol). Por ter uma relação mais próxima com a Globo, a CBF entende que terá mais tranquilidade para montar o calendário de transmissões às quartas e domingos.
A Globo levou a melhor e pegou a transmissão da Libertadores entre 2023 e 2026, após reparar sua relação com a entidade. Ela terá a possibilidade de mostrar até 25 jogos por ano. O canal de Silvio Santos ficou com os direitos da Copa Sul-Americana, o segundo torneio mais relevante, e vai transmitir 13 jogos por temporada.