Power Couple gera dor de cabeça e Record corre contra o tempo para evitar prejuízo milionário
12/05/2022 às 10h58
A grande aposta da Record entre maio e julho, o Power Couple Brasil 6 virou uma gigantesca dor de cabeça para a emissora. Isso porque o reality estreou sem patrocinadores. E apenas na quarta-feira (11), dez dias após a estreia, o departamento comercial fechou a primeira marca anunciante para a atração. E ao decorrer dos dias os executivos seguem na correria para vender mais espaços.
Vale destacar que o departamento de vendas da emissora não colocou um número limite de cotas, mas internamente, de acordo com o site Notícias da TV, a expectativa era tentar acordos com seis empresas para recuperar o investimento e ter lucro antes do término da competição. Até o momento, só a farmacêutica Reckitt Benckiser, que é figurinha carimbada na programação da Record, comprou uma cota master para expor as marcas Strepsils e Naldecon.
Para quem se questiona como seria essas negociações, venda de patrocínios se mostrou bem mais difícil do que o espero pelos diretores. O primeiro obstáculo é que a edição de 2021 não foi bem e ficou marcada por casais praticamente desconhecidos, o que parte do mercado publicitário não vê com bons olhos. Vale destacar que como o reality não tem o mesmo alcance de público de A Fazenda nem uma audiência considerada qualificada, as negociações são cada vez mais complicadas.
Entretanto, no ano passado o programa conseguiu ter boas marcas por causa do fenômeno do BBB 21 e porque a demanda do público por realities era grande. Porém as entregas também foram consideradas insuficientes para o esperado.
A audiência da temporada de 2021 foi de 6,3 pontos em São Paulo, abaixo do ideal. Além disso, a repercussão nas redes sociais também não foi considerada positiva por quem anunciou.
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Cabe lembrar que também complica o fato de a área comercial da Record estar em processo de renovação. No fim do ano passado, Walter Zagari deixou o comando do setor, e para seu lugar veio Alarico Naves, que trabalhava em Brasília. Ele montou uma nova equipe considerada muito boa, mas que precisa mudar o olhar que o mercado tem da Record atualmente.
O foco agora não é somente a venda em televisão. Isso porque a Record, assim como a Globo, tem como objetivo negociar a exposição comercial de maneira integrada daqui para frente, com a soma de internet, plataformas digitais, Play Plus e a TV aberta. Porém apresentar essa linha para os publicitários não é uma tarefa fácil.
Autor(a):
Thalia Alencar
Tenho 24 anos e sou estudante de Relações Públicas. A paixão pelo mundo da teledramaturgia vem desde criança e meu objetivo é informar com clareza.