Em busca de redução de custos e dinamismo, Ana Paula Araújo fica sozinha no BDB e deixa JN ‘intocável’ na Globo

01/05/2022 às 8h32

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro no Bom Dia Brasil da Globo (Foto: Reprodução)

Ana Paula Araújo ficará sozinha no comando do BDB na Globo.

Fora da Globo após 32 anos de casa, Chico Pinheiro não terá substituto no comando do Bom Dia Brasil. Ana Paula Araújo, que dividia a bancada com o jornalista desde 2013, comandará o jornalístico sozinha a partir de segunda-feira (2).

Sendo assim, o Jornal Nacional segue ‘intocável’ na Globo e será o único a manter uma antiga tradição na emissora: duplas no comando dos telejornais diários da casa.

SAIBA MAIS! Nova política de gestão: Afinal porque a Globo está demitindo seus atores, jornalistas e apresentadores? Entenda

Nos últimos dias, Ana Paula Araújo esteve na bancada do Jornal Nacional, substituindo Renata Vasconcellos, que está de férias. A âncora seguirá como uma das escaladas imediatas quando Renata folgar, junto com outros nomes como Ana Luiza Guimarães.

A apresentação de telejornais diários sem uma dupla se tornou uma realidade na Globo. Hoje, somente o JN mantém dois âncoras: William Bonner e Renata Vasconcellos. O Hora 1 é feito só por Roberto Kovalick; o Jornal Hoje tem Cesar Tralli; e por fim, o Jornal da Globo é apresentado por Renata Lo Prete.

LEIA TAMBÉM:

O motivo é para que o jornalístico tenha mais dinamismo apresentado somente por um nome, além de uma redução de custos em relação a salários, afinal, apresentadores faturam alto.

CRISE COM CHICO PINHEIRO

O ex-titular do Bom dia Brasil, foi protagonista de uma crise interna da Globo em abril de 2019. O mesmo Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo que elencou todas as suas qualidades em e-mail de despedida na última sexta-feira (29), na época soltou um comunicado em que alertava os subordinados sobre o uso de redes sociais e os punia que não deveriam expressar publicamente preferências políticas e partidárias, porque isso causa “dano” à emissora.

O e-mail foi disparado poucos minutos depois de vazar na web um conjunto de áudios de WhatsApp em que Chico Pinheiro fazia uma apaixonada defesa do ex-presidente Lula (PT), preso dias antes por corrupção passiva.

“Não se pode expressar essas preferências [políticas e partidárias] publicamente nas redes sociais, mesmo aquelas voltadas para grupos de supostos amigos. Uma vez que se tornem públicas pela ação de um desses amigos, é impossível que os espectadores acreditem que tais preferências não contaminam o próprio trabalho jornalístico, que deve ser correto e isento”, escreveu Ali Kamel na época, sem citar o jornalista diretamente.

A relação de Chico Pinheiro com a emissora carioca já não era boa, tanto que no início de 2019 ele foi afastado do rodízio de apresentadores da bancada do Jornal Nacional, aos sábados. Começou a cair em desgraça com a cúpula da Globo ao encerrar o noticiário, em dezembro de 2017, com um sonoro “saravá”, saudação associada ao candomblé e à umbanda.

A Globo negou que Chico Pinheiro tenham sido dispensado ou que estivesse queimado dentro da emissora em nota enviada para o Notícias da TV.

“Nada procede na consulta. As saídas, tanto de Chico Pinheiro como de Carlos Tramontina, foram de comum acordo. São dois profissionais que têm o mais absoluto respeito e reconhecimento dos colegas de Redação e de toda a Globo pelas décadas dedicadas ao jornalismo em carreiras marcadas pela excelência e competência”, informou em nota à Globo.

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.