Pantanal: Momento spoiler! Veja em qual ano passou e como é o final da história da obra original

26/03/2022 às 6h58

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Cristiana Oliveira interpretou a protagonista Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

Pantanal estreia na próxima segunda-feira (28) na Globo.

Porém, a primeira versão da obra original foi sucesso de audiência, mas fora da Globo. Exibida entre os meses de março e dezembro de 1990, na extinta TV Manchete. A trama antes apresentada a emissora carioca, foi preterida pela Vênus Platinada e por isso o autor Benedito Ruy Barbosa levou o projeto para a concorrência, para contar a história de Pantanal, onde Juma Marruá (Cristiana Oliveira) se transformava em onça-pintada. O folhetim também era protagonizado por outros personagens, como José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) e Jove (Guilherme Winter).

O remake de Pantanal agora será assinado por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, autor veterano da primeira versão da trama. O folhetim chega no horário nobre da Globo para substituir o fiasco de Um Lugar ao Sol, de Lícia Manzo. Com direção artística de Rogério Gomes na primeira fase e Gustavo Fernandez na segunda, a novela é a aposta da emissora para elevar os índices de audiência. Em sua nova versão, Alanis Guillen dará vida à Juma Marruá e Jesuíta Barbosa será Jove.

SAIBA MAIS! Um Lugar ao Sol: Trama engana público e esconde principal revelação no final

Voltando para a primeira versão de Pantanal, Juma Marruá, interpretada por Cristiana Oliveira, é filha de Maria Marruá (Cassia Kis), que se transformava em onça-pintada, quando se sentia ameaçada na obra original.

A mãe e o pai de Juma, Gil (José Dumont), chegam ao Centro-Oeste como posseiros fugidos do Paraná. Maria Marruá tem uma gravidez indesejada, e a filha nasce em uma canoa. Algum tempo depois, Gil é assassinado por grileiros por causa de terra. Juma é criada pela mãe, que também acaba morrendo posteriormente. Já adulta, ela se relaciona com Jove, que chega da cidade grande.

LEIA TAMBÉM:

Alanis Guillen dará vida à Juma Marruá na nova versão de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

Alanis Guillen dará vida à Juma Marruá na nova versão de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

OUTROS PERSONAGENS DE PANTANAL

José Leôncio, outro protagonista da trama e o pai dele, Joventino (Claudio Marzo), ficam ricos no Pantanal com gados de corte. Joventino some ao sair para caçar, e o filho nunca mais o encontra. Todos especulam que o patriarca se transformou no Velho do Rio, um curandeiro e figura mítica pantaneira, um dos mistérios da novela.

José Leôncio conhece Madeleine (Ingra Lyberato/Ittala Nandi) ao viajar para o Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. Como é rico, Antero (Sérgio Britto) que está falido autoriza a filha a se casar com o peão para manter o padrão classe média alta da família.

O casal se muda para o Pantanal, e Madeleine engravida. Porém, ela não se acostuma com a vida simples e decide fugir com o amigo Gustavo (José de Abreu), voltando para o Rio de Janeiro e levando o seu filho. José Leôncio, por sua vez, acaba se envolvendo com Filó (Jussara Freire), que sempre foi apaixonada por ele.

Trechos de cenas da primeira versão de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

Trechos de cenas da primeira versão de Pantanal (Foto: Reprodução / Internet)

ALERTA SPOILER! COMO SERÁ O FINAL DA NOVELA?

Na versão original, como a maioria dos finais de um clássico folhetim, Pantanal tem boa parte dos desfechos felizes. Porém, a novela também tem a morte de vários personagens.

Juma se casa com Jove e eles têm uma filha. Já Maria Bruaca (Ângela Leal) se livra do marido embuste Tenório (Antônio Petrin), que é assassinado pelo amante, Alcides (Angelo Antônio), com quem ela fica no final.

Outros casais também tem o seu momento ‘Felizes para Sempre’ em Pantanal, como Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina); Tibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa) e Filó e José Leôncio.

Após decretar o tão sonhado sim ao lado de Filó, o protagonista da trama morre no final. José Leôncio começa a se queixar de fortes dores no peito e acaba tendo um infarto e não resistindo. Após sua morte, ele fica cara a cara com o pai desaparecido, que foi transformado na figura mística do Velho do Rio.

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.