Ministério Público da Itália pedirá extradição de Robinho
02/02/2022 às 7h54
A Procuradoria de Milão, na Itália registrou nesta segunda-feira (31) o procedimento para o pedido de execução de pena contra Robinho, jogador brasileiro acusado de violência sexual e seu amigo, Ricardo Falco. De acordo com o Terra, o trâmite vai começar 12 dias após a confirmação da condenação a nove anos de prisão dada pela Corte de Cassação, última instância da Itália.
Na regra da Justiça da Itália, o escritório de execução da Procuradoria formulará o pedido de extradição de Robinho, no entanto, o Brasil não deve acatar a solicitação italiana, já que a Constituição não permite que cidadãos brasileiros sejam enviados para cumprir pena em outros países.
Embora a chance de ser extraditado esteja próximo ao zero, com um mandado de prisão internacional aberto, Robinho pode ser preso se viajar para outro país que tenha acordo com a Itália. Hoje, cerca de 70 países são parceiros dos italianos nessa questão, como Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido e a União Europeia.
A Corte de Cassação da Itália confirmou a condenação de Robinho e de seu amigo, Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual de grupo. A sentença final está marcada para 19 de fevereiro. No julgamento, os dois foram acusados de ato de violência sexual. A vítima disse que foi embriagada e abusada sexualmente por seis homens enquanto estava inconsciente.
Em dezembro de 2020, um áudio de uma conversa entre Robinho e Ricardo Falco vazou. “Se os caras mandarem eu ir lá depor vai ser foda, vou falar o que pra minha nega? […] Vou lá depor pra quê? Oito cara rangaram a mina […]. Ó que fase que eu tô”, declarou o craque por telefone.
LEIA TAMBÉM:
● Após polêmica sobre traição, Lucas Lima vai às redes sociais defender Sandy : “Tudo resolvido”
● Gabigol no Corinthians: presidente afirma que jogador tem “a cara do Timão”
● Marcos Mion é dono de uma verdadeira fortuna de deixar qualquer um de boca aberta
Na sequência, ao relatar uma conversa com Ricardo Falco, que estava sendo convocado a depor à polícia, Robinho sugeriu: “Cara, você quer um conselho? Não vai nem lá, volta pro Brasil, pelo menos tu não fica em cana (Risos)”.
Autor(a):
Fernanda Cataldi
Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.