Funcionário do Mais Você aparece vestido de yellowface durante programa
17/06/2021 às 22h24
No dia anterior do aniversário de 113 anos da imigração japonesa no Brasil, Ana Maria Braga sugeriu que um dos funcionários do programa se vestisse de yellowface durante o programa Mais Você, a fim de homenagear a repórter Juliane Massaoka, descendente de japoneses. No programa que foi ao ar nesta quinta-feira (17), um homem branco da equipe apareceu fantasiado de samurai e gesticulou de forma estereotipada ao vivo.
“Inclusive, antes de você começar aí, eu quero te fazer uma homenagem. Cadê meu samurai predileto?”, chamou a apresentadora. “Eu quero te fazer uma homenagem e é pra você. Eu tenho um samurai aqui, vestido adequadamente pra combinar com você. E fala como [japonês] é uma coisa fantástica. Fala como samurai, não é?”, perguntou a líder do Mais Você.
Apresentado apenas como William, um homem branco trajado de kimono, assim como a repórter, e com o rosto maquiado, imitando um samurai verdadeiro apareceu na frente das câmeras.
“Bom dia, Ana ‘Malia Blaga’, tudo bom?”, iniciou ele, trocando as letras R pelo L. Então a loira repetiu “bom dia, Ana Malia” e riu da situação.
“Bom dia, Zu, tudo bom? Saudade. Saudade de você, Zu, tá na minha tela. Liberdade?”, perguntou William, trocando o ‘J’ pelo ‘Z’. “Maravilhoso. O bom é que o William é pau pra toda obra, ele funciona de japonês, de italiano. Qualquer imigração que ele for falar ele tá por dentro, tá a caráter”, disse a jornalista.
LEIA TAMBÉM:
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
O termo yellowface (do inglês, que significa ‘cara amarela’ em português), é uma espécie de maquiagem teatral utilizada por artistas brancos a fim de representar uma figura com etnia Leste Asiática ou Neo Oriental semelhante à prática de blackface com afro-descendentes. Assim como o blackface, é considerada uma prática racista.
Nas redes sociais, os telespectadores e internautas não aprovaram a “homenagem”. “Que vergonha alheia. Ana Maria Braga querendo homenagear a comunidade brasileira no Brasil e coloca um cara aleatório caracterizado de kimono e falando de forma pejorativa imitando japoneses”, comentou uma.
“Ana Maria Braga vai fazer um programa falando sobre a cultura japonesa no Brasil e me leva um homem, não amarelo, vestido de samurai e falando de maneira totalmente estereotipada… Quando esse povo vai aprender?”, questionou outra.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.