Globo processa SBT, envolve Portiolli, exige milhões, retração pública e canal de Silvio Santos peita rival
26/01/2022 às 16h37
Parece que as coisas não estão nada boas para a emissora de Silvio Santos. Isso porque, a Globo decidiu processar o canal paulista, por causa do Show do Milhão apresentado por Celso Portiolli, mas o SBT não vai desistir da atração que é tão querida pelo público assim tão fácil.
Globo toma decisão, após Bial ficar fora do ar e decreta desfecho de programa após 5 anos
Para quem não sabe, tudo isso começou pois o canal se irritou com uma notificação extrajudicial em que a Sony Pictures, criadora de Quem Quer Ser Um Milionário?, exigia que a televisora parasse a produção do game show e fizesse uma nota pública pedindo desculpas para a empresa e para a TV Globo, que é a detentora dos direitos da atração no Brasil.
Entretanto, o SBT entrou com um processo em que diz que cogita denunciar a dupla para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica por concorrência desleal. De acordo com o TV Pop, a Sony afirma que, em caso de insistência na produção do formato, iria exigir judicialmente pagamento de indenização a cada exibição do programa; que a rede pagasse o mesmo valor pago pela Globo pelos direitos do formato; e o confisco dos lucros da atração, de forma a reparar os danos que teriam sido causados pela “concorrência desleal e violação de direitos intelectuais” das empresas.
LEIA TAMBÉM:
● Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo
● Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
● Televisão na palma da mão: Assista TV nestes Aplicativos de Celular a toda hora
Bomba: Sandra Annenberg dá aviso brutal para direção e pede demissão do Globo Repórter
O advogado responsável pela ação movida pelo SBT no Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Migliori disse nos autos que a criadora do Quem Quer Ser Um Milionário? e a Globo estão abusando do direito. “Em um rompante de esquizofrenia, as empresas acreditam que detém os direitos privativos e universais do gênero quiz show. Elas nunca se importaram com o Show do Milhão, já que produzimos mais de 500 programas sem nenhuma insurgência tangente ao formato ou a concorrência desleal. Elas presenciaram o sucesso da atração entre 2000 e 2009 e quedaram inertes”, declarou.
Nos Tempos do Imperador: Encurralado, Solano decide lutar até a morte após receber ultimato
Audiências 24/01/22: SBT supera Record e Dudu Camargo e Marcão do Povo saem na frente
O profissional ainda afirmou que a Sony só estaria agindo por exigência da Globo. “Após 20 anos sem movimentação, há uma notificação enviada logo quando a Globo está transmitindo um produto licenciado pela empresa. Portanto, há indícios (senão a certeza), de que a Sony não tem convicção que exista usurpação de seu patrimônio, e sim porque a Globo exerce influência na discussão. Cabe sublinhar que os indícios de conduta anticoncorrencial na notificação enviada são robustos”, garantiu.
Audiências 25/01/22: Globo chama atenção do público sem Encontro e Christina Rocha fica na lama
“Em respeito a tantas parcerias entre nossas empresas, cumpre-nos informar que o SBT irá representar a Sony e a Globo no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) caso haja insistência em polemizar, judicializar ou tentar prejudicar o novo Show do Milhão. Nós temos estofo fático, jurídico e legal para afastar quaisquer acusações e estamos preparados para resguardar os nossos direitos”, concluiu o canal sobre a atração de Celso Portiolli.
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉