Bastidores Copa América: Globo implorou por perdão e ofereceu milhões para compra da competição
10/06/2021 às 8h38

Durante anos, a Globo sempre exibiu os maiores campeonatos de futebol, seja na televisão aberta ou por seus canais a cabo. No entanto, uma disputa com a Conmebol abriu espaço para que outras emissoras comprassem os direitos de exibição.
Por isso, a Globo foi obrigada e pedir perdão para a entidade dona das competições Libertadores e Copa América, causada pelo processo sofrido pela emissora ao rescindir o contrato de exibição de um dos torneios esportivos.
Segundo informações do Notícias da TV, a emissora enviou em outubro do ano passado, três de seus principais executivos até o Paraguai para pedir um “waiver”, uma espécie de autorização para que a Globo pudesse participar da concorrência pelos direitos.
Para isso, o todo poderoso Jorge Nóbrega, presidente executivo da Globo, foi acompanhado por Paulo Marinho, diretor dos canais Globo, e Pedro Garcia, diretor de aquisição de direitos, até a sede da Conmebol, em Luque, para convencer a entidade a conceder esse perdão, desistindo do processo pelo rompimento de contrato.
Como alternativa a desistência do processo, a Globo gastaria milhões de dólares e compraria 100% dos direitos da Copa América e também as edições de 23, 24 e 25 da Libertadores – a de 22 pertence ao SBT.
Leia também:

Aplicativo para Assistir TV Ao Vivo e Grátis no seu Celular

Assista televisão pelo seu celular gratuitamente com dezenas de canais ao vivo

Apagão mundial: Chaves pode voltar ao SBT após 4 anos Fora do Ar por divergências entre detentores legais
A Conmebol foi irredutível e manteve o processo, estimado em 120 milhões de dólares de indenização, mas permitiu que a Globo participasse da concorrência pela Copa América. No entanto, o SBT acabou levando a melhor e exibirá o torneio.
SBT será investigado pelo Ministério Público por polêmica na Copa América
A Copa América era um dos maiores eventos marcados para 2021, certeza de boa audiência e atração anunciantes. No entanto, o torneio que iria acontecer na Argentina e Colômbia foi rejeitado pelos países por conta da pandemia e de questões políticas. Com isso, o campeonato veio para no Brasil, mesmo sob protestos e com a crise sanitária.
Agora, o caso teve mais um desdobramento com o Ministério Público Federal investigando a emissora.
Em ação coordenada, o MPF vai investigar a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF e os estados e municípios que aceitaram sediar o evento. O SBT e a Disney, donos dos direitos de exibição da Copa América na televisão aberta e fechada, também serão objeto das ações, assim como os patrocinadores do evento esportivo, segundo informações da colunista Mônica Bergamo.

Em 2021, Copa América será transmitida pelo SBT (Reprodução)
Autor(a):
Marcos Paulo
Jornalista e repórter com mais de 5 anos de experiência com reportagens e coberturas do mundo do entretenimento.