ALERTA

Isenção e remédio de graça: IDOSOS de 60 anos pra cima recebem PACOTÃO de benefícios

21/09/2024 às 14h45

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Contas, remédios e idosos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

Quem tem mais de 60 anos de idade tem direito a uma série de benefícios

De IPTU à remédios, grupo de idosos acima de 60 anos possuem isenção de benefícios pra salvar o bolso.

Uma pesquisa do IBGE revelou que mais de 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos de idade vivem no país. Para garantir conforto e bem-estar, diversas ações estão em vigor para esse grupo.

Vale destacar que para obter a carteira do idoso, é necessário comprovar renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos, ou seja, atualmente cerca de R$2.800,00.

QUAIS SÃO OS 2 PRIMEIROS BENEFÍCIOS?

O idoso com mais de 60 anos pode ser isento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), pago todo ano e que causa pânico.

Precisa ser aposentado, ter renda de até dois salários mínimos e apenas um imóvel. Entretanto, o pedido de isenção do IPTU pode ser feito na prefeitura da cidade onde mora.

LEIA TAMBÉM:

Desde 2002 por exemplo, a Tarifa Social de Energia Elétrica é válida para consumidores de baixa renda e oferece descontos de até 100% na conta de luz.

Segundo as informações do Ministério de Minas e Energia, o foco é a subclasse social e alguns grupos específicos que estejam com os dados em dia no CadÚnico.

Isso inclui também os idosos, até mesmo aqueles que recebem salário do INSS, desde que se enquadrem nas regras. Segundo informações do portal UOL, o primeiro requisito é ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Já os dois passos é se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único), comparecendo ao CRAS do seu município e em seguida, comprovar todos os dados (caso seja elegível ao programa).

Programa Tarifa Social de Energia Elétrica-TSEE, iniciativa do Governo Federal (Foto: Divulgação)

Programa Tarifa Social de Energia Elétrica-TSEE, iniciativa do Governo Federal (Foto: Reprodução / Gov)

REMÉDIO DE GRAÇA?

Acontece que outro benefício concedido é o remédio de graça. Cabe ao Governo Federal, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto.

Nesse programa, os remédios gratuitos são para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, além de subsidiados para outras seis doenças, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do custo de acordo com informações do portal Pronatec.

Anvisa faz comunicado sobre medicamentos e perigo preocupa população brasileira (Foto: Reprodução/ Internet)

Idosos têm direito a remédio de graça (Foto: Reprodução / Canva)

COMO SE APOSENTAR ANTES DOS 60 ANOS PELO INSS?

Para conseguir se aposentar antes da idade mínima era necessário contribuir com a Previdência Social antes da Reforma. Nesse caso, soma-se o tempo de contribuição com a idade.

Para calcular essa possibilidade é necessário verificar o simulador de aposentadoria no aplicativo Meu INSS, que você encontra na sua loja de aplicativos do celular.

Mudanças nas regras do INSS provocam insegurança entre beneficiários

Como se aposentar pelo INSS (Foto: Reprodução / Gov)

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.