Resgate

Nascidos em setembro já podem fazer o Saque-Aniversário; Entenda como funciona o resgate anual do FGTS

09/09/2024 às 9h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Saque-aniversário de setembro liberado pela Caixa; entenda (Foto: Reproduçãol/ Internet/ Freepik/ Montagem)

Chegou a hora de resgatar percentuais de seu direito, desde que tenha optado pelo modelo

Desde a última segunda-feira (02), todos os trabalhadores brasileiros que são registrados em carteira, ainda mais os nascidos no mês de setembro, estão podendo já realizar o saque-aniversário, uma modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O saque-aniversário é uma modalidade opcional aos trabalhadores CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ao resgate dos fundos, caso haja saldo, e desde que tenham optado por esse módulo, ao invés do tradicional saque rescisão do FGTS.

Saque-Aniversário do FGTS (Foto: Reprodução/ Jornal Contábil/ Montagem)
Saque-Aniversário do FGTS (Foto: Reprodução/ Jornal Contábil/ Montagem)

Mas há algumas vantagens e desvantagens, dependendo da situação de emprego e necessidades financeiras do trabalhador, entre o saque-aniversário e o saque rescisão. Por exemplo, no módulo comum, o resgate pode ser feito após demissão sem justa causa, podendo sacar o valor integral da conta.

Já no saque-aniversário, quando o trabalhador opta por esse módulo, ele não poderá mais fazer o saque rescisão, ou seja, ele terá direito todos os anos, no mês do aniversário, em acessar o saldo do FGTS para resgate, mas isto é opcional. Neste mês, os nascidos em setembro já podem resgatar os percentuais.

Benefício de trabalhadores pode acabar em breve (Reprodução/Internet)
Benefício de trabalhadores pode acabar em breve (Reprodução/Internet)

Caso aconteça uma demissão sem justa causa, e o trabalhador optou pelo modelo só terá direito aos 40% do FGTS em relação a multa rescisória, mas não terá acesso ao saldo total do Fundo de Garantia. Portanto, é importante estar em alerta antes de meter os pés pelas mãos e averiguar o que é melhor a você.

LEIA TAMBÉM:

Como funciona o saque-aniversário?

O saque-aniversário permite que o trabalhador retire um percentual, anualmente, do seu FGTS, definido por alíquotas, variáveis entre 5% a 50%, acrescido de uma parcela adicional, mas isto depende do saldo em conta. Verifique maiores informações sobre o modelo no site oficial da CAIXA ou no aplicativo para os nascidos de todos os meses do ano.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.